Filosofia e currículo para a infância

alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar

Autores

  • Elisa dos Santos Vanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-669

Palavras-chave:

Educação, Infância, Froebel

Resumo

Résumé: Cet article présente les éléments basiques de la méthodologie pour l'éducation infantile chez Froubel. Au-dela de cet auteur, plusieurs pédagogues liés a l' education infantile sont abordés avec la tentative d'elucider la formation de une nouvelle organisation de l'instituition écolier, que depuis le dernier siàcle a institué l'écolieration de l' enfance.

Entrée: Education, Enfance, Froebel.

 

Resumo: O artigo apresenta os elementos básicos da metodologia para a educação infantil formulados por Froebel. Além deste educador, outros pedagogos vinculados à educação infantil são abordados na tentativa de elucidar a formação da nova organização da instituição escolar, que a partir do início do século passado institucionalizou a educação pré-escolar.

Palavras-chave: Educação; Infância; Froebel.

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Biografia do Autor

Elisa dos Santos Vanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedagoga especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação, doutoranda em Educação da UFRGS.

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Publicado

2008-08-11

Como Citar

VANTI, E. dos S. Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 32, p. 97–115, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-669. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669. Acesso em: 16 nov. 2024.