Teoria, Crítica e Prática Educacional:

Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63139

Palavras-chave:

Theodor W. Adorno, Relação entre teoria e prática, Semiformação, Pessimismo teórico

Resumo

Resumo: O presente artigo trata da relação entre teoria e prática no pensamento de Theodor W. Adorno com o objetivo de analisar as possibilidades de emancipação do sujeito no âmbito da sociedade capitalista contemporânea, questionando sobre um suposto pessimismo do autor. Para tanto, serão contextualizadas as relações entre sujeito e objeto, natureza e razão, teoria e prática e formação e semiformação, com a finalidade de pensar a importância fundamental da teoria para a transformação do mundo a partir de uma análise crítica da sociedade, bem como a pertinência dessa análise ao atual momento brasileiro. A transformação do mundo será pensada a partir das possibilidades de emancipação do sujeito e do papel da formação humana nesse processo, no interior de um modelo educacional cada vez mais determinados pelos interesses do capital que direcionam a educação a aspectos meramente práticos de adaptação ao mercado de trabalho. A conclusão aponta no sentido da necessidade imperativa da manutenção da formação teórica e crítica diante dos constrangimentos de ordem prática de um mundo administrado pelos valores capitalistas.

Palavras-chave: Theodor W. Adorno. Relação teoria e prática. Semiformação. Pessimismo teórico.

Critical theory and educational practice: on the relationship between theoretical pessimism and the transformation of the world to T.W. Adorno

Abstract: This article deals with the relationship between theory and practice in the thought of Theodor W. Adorno with the aim of analyzing the possibilities of the subject’s emancipation in the context of contemporary capitalist society, questioning the author’s supposed pessimism. Therefore, the relationships between subject and object, nature and reason, theory and practice, and Bildung and Halbbildung will be contextualized, with the purpose of thinking about the fundamental importance of theory for the transformation of the world from a thought marked by a critical analysis of the society, as well as the relevance of this analysis to the current Brazilian moment. The transformation of the world will be thought from the possibilities of emancipation of the subject and the role of human formation in this process within an educational model increasingly determined by the interests of capital that led education to merely practical aspects of adaptation to the labor market. The conclusion points towards the imperative need to maintain theoretical and critical education in the face of practical constraints in a world managed by capitalist values.

Key-words: Theodor W. Adorno. Theory and practice relationship. Semi-formation. Theoretical pessimism.

Teoría, crítica y práctica educativa: sobre la relación entre pesimismo teórico Y transformación del mundo en T.W. Adorno

 Resumen: Este artículo aborda la relación entre teoría y práctica en el pensamiento de Theodor W. Adorno con el objetivo de analizar las posibilidades de emancipación del sujeto en el contexto de la sociedad capitalista contemporánea, cuestionando el supuesto pesimismo del autor. Para eso, se contextualizarán las relaciones entre sujeto y objeto, naturaleza y razón, teoría y práctica, y formación y semiformación, con el propósito de pensar la importancia fundamental de la teoría para la transformación del mundo a partir de una análisis crítica de la sociedad, así como la relevancia de este análisis para el momento brasileño actual. La transformación del mundo se pensará desde las posibilidades de emancipación del sujeto y el papel de la formación humana en este proceso dentro de un modelo educativo cada vez más determinado por los intereses del capital que dirigen la educación a aspectos meramente prácticos de adaptación al mercado laboral. La conclusión apunta hacia la imperiosa necesidad de mantener una formación teórica y crítica frente a las limitaciones prácticas en un mundo gestionado por valores capitalistas.

Palabras-clave: Theodor W. Adorno. Relación teoría y práctica. Semiformación. Pesimismo teórico.

Data de registro: 08/09/2021

Data de aceite: 19/01/2022

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Savi Neto, PUCRS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2017). Professor Colaborador (bolsista PNPD/Capes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: p.savi@hotmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883615613751300 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8781-5277

Mónica de la Fare, PPG em Educação e em Serviço Social da PUCRS

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2003). Professora Cat. Adjunta dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Brasil E-mail: monica.fare@pucrs.br  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8645512477692006 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2660-4043

Referências

ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften, Band 8. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1972-80. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. Educação e Sociedade, n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.

ADORNO, Theodor W. A filosofia muda o mundo ao manter-se como teoria. Lua Nova, São Paulo, n. 60, p.131-139, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64452003000300008 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/LPLGS3h9jyf7sRrsrDBfYyM/?lang=pt . Acesso em: 26 jan. 2023.

ADORNO, Theodor W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, Theodor W. Lectures on Negative Dialectics. Cambridge: Polity Press, 2008.

ADORNO, Theodor W. Minima moralia. Madrid: Taurus, 2001.

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995b.

ADORNO, Theodor W. Teoria da Semiformação. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. Á. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N. (Orgs.). Teoria Crítica e inconformismo: Novas perspectivas de ensino. Tradução de Newton Ramos de Oliveira. Campinas: Autores Associados, 2010. p. 6-40.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Towards a new manifesto? Conversations between Adorno & Horkheimer. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: https://libcom.org/files/Adorno_Horkheimer_NM-read.pdf . Acesso em: 23 mar. 2019.

BOMBASSARO, Luiz Carlos. Paideia e humanitas enquanto raízes do projeto formativo iluminista. In: CENCI, A. C.; DALBOSCO, C. A., MÜHL, E. H. (Orgs.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

BRASIL. Exposição de motivos da Lei 13.415. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Exm/Exm-MP-746-16.pdf . Acesso em: 6 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 15 maio 2020.

DE CAUX, Luiz Philipe; MAZZOCCHINI, Graziano. Entre Pollock e Benjamin: Teoria e práxis no “Estado autoritário” de Horkheimer. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 26, n. 50, p. 239-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1983-2109.2019v26n50ID16150 . Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/16150 . Acesso em: 15 jul. 2020.

FRANCO, Renato. A relação entre teoria e práxis segundo Adorno. Perspectivas, São Paulo, v. 23, p. 85-99, 2000. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/2104 . Acesso em: 26 jan. 2023.

GOERGEN, Pedro. Bildung ontem e hoje: restrições e perspectivas. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 3, p. 437-451, 2017. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7758 . Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7758 . Acesso em: 26 jan. 2023.

GRUSCHKA, Andreas. Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar moral da cultura burguesa na educação. Campinas: Autores Associados, 2014a.

GRUSCHKA, Andreas. Teoria Crítica e pesquisa empírica em educação: a escola e a sala de aula. Constelaciones, Madri, n. 6, p. 3-31, 2014b. Disponível em: https://constelaciones-rtc.net/article/view/851 . Acesso em: 26 jan. 2023.

HABERMAS, Jürgen. Discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: BENJAMIN, Walter, HORKHEIMER, Max, ADORNO, Theodor W., HABERMAS, Jürgen. Textos escolhidos. (Col. Os Pensadores, Vo. XLVIII). São Paulo, Abril Cultural, 1983. P 117-161.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento (Aufklärung)? In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 63-71.

MARX, Karl. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Karl Marx, Friedrich Engels. Tradução de Rubens Enderle, Nélis Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MOLLMANN, Andrea D. Stephan. Bildung na contemporaneidade: Qual o sentido? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 5., 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: UCS, 2010. p. 29.

NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. O conceito de Formação Cultural (Bildung) em Hegel. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6047 . Acesso em: 26 jan. 2023.

NOBRE, Marcos. A Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2014.

NOBRE, Marcos. Teoria Crítica hoje. In: PERES, Daniel Tourinho et al. (Orgs.). Tensões e passagens: crítica e modernidade - Uma homenagem a Ricardo Terra. São Paulo: Singular, 2008. p. 265-283.

SAVI NETO, Pedro. A atualidade da crítica de Adorno para as pesquisas qualitativas com bases empíricas em educação. Veritas, Porto Alegre, v. 63, n. 2, p. 744-764, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/veritas/article/view/30792 . Acesso em: 26 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2018.2.30792.

VILELA, Rita Amélia Teixeira. Críticas e possibilidades da educação e da escola na contemporaneidade: lições de Theodor Adorno para o currículo. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 45, p. 223-248, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/9PMf8RLhhRVMrdD9SjVkMkg . Acesso em: 26 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000100012.

WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. Tradução do alemão por Lilyane Deroche-Gurgel e tradução do francês por Vera de Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: DIFEl, 2002.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Sobre a atualidade do conceito de indústria cultural. Cadernos Cedes, Campinas, ano XXI, n. 54, p. 9-18, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n54/5265.pdf . Acesso em: 23 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000200002.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

SAVI NETO, P.; DE LA FARE, M. Teoria, Crítica e Prática Educacional:: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 833–859, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63139. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63139. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos