Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal - uma reflexão sobre a sua inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60469

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes surdos, Inclusão

Resumo

Resumo: O ingresso de estudantes surdos no ensino superior tem ampliado nos últimos anos, e com isso, a inclusão desses estudantes, passa a ser um desafio. Nesse sentido, objetivamos neste estudo analisar a sua inclusão no ensino superior em Portugal. O estudo compreende a trajetória de três estudantes surdos vinculados a duas instituições de ensino superior, e cuja comunicação se estabelece pela Língua Portuguesa. Como forma de levantamento de dados, foram realizadas entrevistas semiestruradas, nas modalidades presencial e por videoconferência. Salientamos que a escolha pela língua oral utilizada durante a entrevista foi dos estudantes, uma vez que estes alunos utilizam na maior parte do seu tempo a Língua Portuguesa, na sua vertente oral e escrita. Os resultados apontam para a importância de repensar a oferta de ensino permeado pela presença da Língua Gestual Portuguesa (LGP) nas atividades acadêmicas tendo em conta as principais necessidades apontadas pelos estudantes que participaram neste estudo: a) presença do intérprete de LGP nas salas de aula; b) colaboração dos professores da educação superior; c) interações sociais na universidade, e d) inclusão de estudantes surdos, o que demonstra a importância de repensar as práticas inclusivas para estudantes universitários surdos nas Instituições que frequentam.

Palavras-chave: Ensino Superior; Estudantes Surdos; Inclusão

Deaf students in Higher Education in Portugal - a reflection on inclusion

Abstract: The enrollment of deaf students in higher education has increased in recent years, and with that, the inclusion of these students, becomes a challenge. In this sense, we aim in this study to analyze its inclusion in higher education in Portugal. The study comprises the trajectory of three deaf students linked to two higher education institutions, and whose communication is established by the Portuguese Language. For data collection, semi-structured interviews were conducted, in person and by video conference. We emphasize that the choice of the oral language used during the interview was of the students, since these students use most of their time the Portuguese language, in its oral and written components. The results point to the importance of rethinking the teaching offer permeated by the presence of the Portuguese Sign Language (PSL) in academic activities taking into account the main needs pointed out by the students who participated in this study: a) presence of the PSL interpreter in the classroom; b) collaboration of higher education teachers; c) social interactions at the university, and d) inclusion of deaf students, which demonstrates the importance of rethinking inclusive practices for deaf students in the Institutions they attend.

Keywords: Higher Education; Deaf Students; Inclusion

Estudiantes sordos en Educación Superior en Portugal - una reflexión sobre su inclusión

Resumen: La matrícula de estudiantes sordos en la educación superior se ha incrementado en los últimos años, y con ello, la inclusión de estos estudiantes, se convierte en un desafío. En este sentido, nuestro objetivo en este estudio es analizar su inclusión en la educación superior en Portugal. El estudio comprende la trayectoria de tres estudiantes sordos vinculados a dos instituciones de educación superior, cuya comunicación está establecida por la lengua portuguesa. Como medio de recopilación de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas, en persona y por videoconferencia. Destacamos que la elección del idioma portugués utilizado durante la entrevista fue de los estudiantes, ya que estos estudiantes utilizan la mayor parte de su tiempo el idioma portugués, en sus aspectos oral y escrito. Los resultados apuntan a la importancia de repensar la oferta docente permeada por la presencia de la Lengua de Signos Portuguesa (LSP) en las actividades académicas teniendo en cuenta las principales necesidades señaladas por los estudiantes que participaron en este estudio: a) presencia del intérprete LSP en las aulas; b) colaboración de profesores de educación superior; c) interacciones sociales en la universidad, y d) inclusión de estudiantes sordos, lo que demuestra la importancia de repensar las prácticas inclusivas para los estudiantes universitarios sordos en las Instituciones a las que asisten.

Palabras clave: Educación Superior; Estudiantes Sordos; Inclusión

Data de registro: 15/04/2021

Data de aceite: 01/12/2021

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Biografia do Autor

Francislene Cerqueira de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: franciscerqueira@uesb.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5658206786417490. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2156-3887.  

Anabela Cruz-Santos, Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, Portugal. Professora Auxiliar do CIEC - Instituto de Educação da Universidade do Minho. E-mail: acs@ie.uminho.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9985-8466.

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: tmiranda@ufba.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8564192925828018. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7762-7739.

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). E-mail: wgalmeida@uesc.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0255287881353014. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1454-8213.  

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

JESUS, F. C. de; CRUZ-SANTOS, A.; MIRANDA, T. G.; ALMEIDA, W. G. Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal - uma reflexão sobre a sua inclusão. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 76, p. 271–312, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n76a2022-60469. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/60469. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos