Ética e subjetividade no Budismo chinês contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-56386Palavras-chave:
Ética, Subjetividade, Escola Yogacãra do Budismo indiano, Novo ConfucionismoResumo
Ética e subjetividade no Budismo chinês contemporâneo
Resumo: O presente artigo procura pensar as questões da ética e da subjetividade no contexto do pensamento budista na China contemporânea. Ele parte de uma genealogia do conceito de subjetividade conforme desenvolvido através do debate entre a escola Yogacãra do Budismo indiano e o Novo Confucionismo. Ao mesmo tempo, aponta para as possíveis implicações deste conceito de subjetividade em sua relação com as questões éticas presentes na China contemporânea.
Palavras-chave: Ética. Subjetividade. Escola Yogacãra do Budismo indiano. Novo Confucionismo.
Ethics and subjectivity in contemporary Chinese Buddhism
Abstract: This article tries to think the matters of ethics and subjectivity in the context of Buddhist thought in contemporary China. It has its starting point in an analysis of the concept of subjectivity as developed in the debate between the Yogacãra school of indian Buddhism and the New Confucianism. At the same time, it points to the possible implications of this concept of subjectivity for the ethical matters in contemporary chinese society.
Keywords: Ethics. Subjectivity. Yogacãra school of indian Buddhism. New Confucianism.
Ética y subjetividad en el budismo chino contemporáneo
Resumen: Este artículo busca reflexionar sobre cuestiones de ética y subjetividad en el contexto del pensamiento budista en la China contemporánea. Comienza con una genealogía del concepto de subjetividad desarrollado a través del debate entre la escuela Yogacara del budismo indio y el nuevo confucianismo. Al mismo tiempo, señala las posibles implicaciones de este concepto de subjetividad en su relación con los problemas éticos presentes en la China contemporánea.
Palabras clave: Ética. Subjetividad. Escuela de yogacara del budismo indio. Nuevo confucianismo.
Data de registro: 29/07/2020
Data de aceite: 21/10/2020
Downloads
Referências
CHENG Wei. Shílún. Taipei: Fangoan Wenhua, 1975.
GABRIEL, Markus; Não sou meu cérebro – Filosofia do espírito para o século XX. Tradução de Lucas Nascimento Machado. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
GNERRE, Maria Lucia Abaurre; POSSEBON, Fabrício (Orgs). China antiga: Aproximações religiosas. São Paulo: Fonte Editorial, 2015.
HENRICH, Dieter. Pensar e ser si mesmo: preleções sobre a subjetividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
HUBBARD, Jamie; SWANSON, Paul L. (orgs). Pruning the Bodhi Tree - the Storm over Critical Buddhism. Honolulu: University of Hawaii Press, 1997.
LAOZI. Dao De Jing. Tradução do chinês por Mario Bruno Sproviero. São Paulo: Hedra, 2002.
LI Ri Zhang. Zhõngguo Zhexué Xian Dai Guãn. Kaohsiung: Fu Wen Túshu Chu Ban shé, 1997.
LIN, Chen-Kuo. Kông Xing yu xiandai Xing. [O vazio e a modernidade]. Lixu chubanshe, 2000.
LIN, Chen-Kuo. Bianzheng de xinlu. [Uma passagem pela dialética]. Lixu chubanshe, 2002.
LU Cheng. Yinto Fóxue yuánliu luelun. Kaohsiung: Dáqian chubanshe, 1981.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Joaquim Antonio Bernardes Carneiro Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.