Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação

Autores

  • Claudia Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879

Palavras-chave:

História dos intelectuais, Jean-François Sirinelli, História da Educação

Resumo

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil. 

Palavras-chave: História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.

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Biografia do Autor

Claudia Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

ALVES, C. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27–55, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47879. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47879. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens