O sentido do ato de educar em Edgar Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-39154

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Reforma do pensamento, Sentido da educação

Resumo

Temos como propósito, neste texto, contribuir com o debate acerca da razão de ser da escola, bem como do sentido e das finalidades da educação. A reflexão tem como fonte de inspiração a obra do pensador francês Edgar Morin com o objetivo de compreender quais deveriam ser as grandes finalidades do processo educacional. O estudo é de cunho bibliográfico tendo como horizonte os princípios da complexidade. A pesquisa permite concluir que, em seus primeiros escritos, Morin aponta para a necessidade de instituir uma política de civilização que contemple o contexto planetário da humanidade. Com o decorrer do tempo e, sobretudo, nos escritos mais recentes, Morin ressignifica o pensamento de Montaigne e de Rousseau: com inspiração em Montaigne indica que cabe à escola formar o aluno com uma cabeça benfeita e com base em Rousseau retoma a ideia de que é função da escola ensinar a viver.

Palavras-chave: Pensamento complexo. Reforma do pensamento. Sentido da educação.

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Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Possui graduação em Filosofia e Pedagogia, especialização em Orientação Educacional, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1993); doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado pela Universidde do Minho/Pt.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

MARTINAZZO, C. J. O sentido do ato de educar em Edgar Morin. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 401–426, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-39154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/39154. Acesso em: 24 nov. 2024.