Filosofias da diferença e a formação de professores:
experimentações com ateliê de escrileituras
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384Palavras-chave:
Educação, Filosofias da diferença, Formação de professores, Ateliês de escrileiturasResumo
Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras
Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.
Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras.
Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop
Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.
Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras.
La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras
Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.
Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras.
Data de registro: 29/04/2015
Data de aceite: 25/06/2015
Downloads
Referências
BARTHES, R. Inéditos: v. 1 – teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BAUMAN, Z. O medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CORAZZA, S. M. Notas para pensar as Oficinas de Transcriação (OsT). In: HEUSER, E. (Org.). Caderno de notas 1: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá, EdUFMT, 2011.
DALAROSA, P. C. Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. In.: HEUSER, E. M. D. (Org.). Caderno de notas 1: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: Vega, 1987.
______. O ato de criação. Tradução de José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, 27 de jun. 1999. p. 4-5.
______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
______.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento das prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
______. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996
______. Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SILVA, T. T. da. O adeus às metanarrativas educacionais. In: ______. (Org.). Identidades terminais. Petrópolis: Vozes, p. 236-250, 1996.
SPINOZA, B. de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.