Filosofias da diferença e a formação de professores:

experimentações com ateliê de escrileituras

Autores

  • Samuel Molina Schnorr Universidade Federal de Pelotas
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Josimara Wikboldt Schwantz Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384

Palavras-chave:

Educação, Filosofias da diferença, Formação de professores, Ateliês de escrileituras

Resumo

Filosofias da diferença e a formação de professores: experimentações com ateliê de escrileituras

Resumo: Na trama entre Filosofias da diferença e a formação de professores, são produzidas intervenções educativas denominadas ateliês de escrileituras. Com a oferta destes espaços e por meio de variadas linguagens, visa-se trazer discussões a respeito dos modos de vida atuais, por meio de práticas filosóficas e artísticas, como condição do aprender, da desconstrução e da reconstrução de si, na intenção de criar e produzir o inédito. Dessa forma, foi executado o ateliê Conatus, um espaço de trabalho onde foi possível efetivar experimentações e fomentação de diferentes tipos de arte, de conhecimentos e aprendizagens, tendo como produto final a elaboração de novelas de rádio. No conjunto de dispositivos filosóficos e artísticos utilizados, propuseram-se possibilidades de produções consideradas singulares, que potencializassem a vida docente. Ofertaram-se procedimentos para uma formação de professores na promoção de bons encontros, bem como na potencialização dos pensamentos, no rompimento das ideias prontas e nas estruturas enrijecidas.
Palavras-chave: Educação; Filosofias da diferença; Formação de professores; Ateliês de escrileituras.

Philosophies of difference and teacher training experimentation with escrileitura’s workshop

Abstract: In the web between philosophies of difference and teacher training, educational interventions called workshops of escrileituras are produced. By offering these spaces and through various languages, the aim is to bring discussion about today’s ways of life, through philosophical and artistic practices, as a condition of learn, of deconstruction and reconstruction of itself, with the intention of create and produce the unprecedented. Therefore was executed Conatus workshop, a workspace where it was possible to carry out experimentation and fomentation of different kinds of art, knowledge and learning, having the development of radio novels as a final product. In the set of philosophical and artistic devices used, it was proposed possibilities of productions considered unique, that potentiate teacher life. It was offered procedures for teacher training in the promotion of positive meetings, as well as in the potentialization of thoughts, in the disruption of ready ideas and hardened structures.
Keywords: Education; Philosophies of difference; Teacher training; Workshops of escrileituras.

La filosofía de la diferencia y la formación docente: ensayos con taller de escrileituras

Resumen: En la trama entre las filosofías de la diferencia y la formación docente fueron producidos intervenciones educativas llamados talleres de escrileituras. Al ofrecer estos espacios y a través de diversos idiomas, se pretende acercar las discusiones de las actuales formas de vida a través de las prácticas filosóficas y artísticas como condición para el aprendizaje, de la deconstrucción y reconstrucción de vosotros, queriendo crear y producir lo inédito. Por lo tanto, fue ejecutado el ateliê Conatus, un espacio de trabajo donde era posible llevar a cabo experimentos y el fomento de los diferentes tipos de arte, el conocimiento y el aprendizaje, que tiene como producto final eran el desarrollo de los programas de radio. Con los conjuntos de dispositivos filosóficas y artísticas utilizados oportunidades únicas se ofrecieron para desarrollar la vida del profesor, para la formación de docentes em la promoción de buenos encuentros y potenciación de los pensamientos.
Palabras clave: Educación; Filosofías de la diferencia; Formación de profesores; Talleres de escrileituras.

Data de registro: 29/04/2015

Data de aceite: 25/06/2015

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Molina Schnorr, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BARTHES, R. Inéditos: v. 1 – teoria. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAUMAN, Z. O medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

CORAZZA, S. M. Notas para pensar as Oficinas de Transcriação (OsT). In: HEUSER, E. (Org.). Caderno de notas 1: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá, EdUFMT, 2011.

DALAROSA, P. C. Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. In.: HEUSER, E. M. D. (Org.). Caderno de notas 1: projeto, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

DELEUZE, G. Foucault. Lisboa: Vega, 1987.

______. O ato de criação. Tradução de José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, 27 de jun. 1999. p. 4-5.

______. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

______.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento das prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

______. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996

______. Ditos e escritos IV: estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.

NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SILVA, T. T. da. O adeus às metanarrativas educacionais. In: ______. (Org.). Identidades terminais. Petrópolis: Vozes, p. 236-250, 1996.

SPINOZA, B. de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

SCHNORR, S. M.; RODRIGUES, C. G.; SCHWANTZ, J. W. Filosofias da diferença e a formação de professores:: experimentações com ateliê de escrileituras. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 369–384, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p369a384. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30081. Acesso em: 29 out. 2024.