A educação como uma ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n57a2015-p489a494Palavras-chave:
Kant. Educação. Razão. Ideia.Resumo
*Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Filosofia e do PPGFil da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Apoio: Fundação Araucária. CAPES. CNPq.
A educação como uma  ideia da razão Dalbosco, C. A. Kant & a Educação. São Paulo: Autêntica, 2011. 125 p.
Resumo:Â Em "Kant & a Educação", Cláudio Dalbosco explora os vínculos entre filosofia e educação na obra de Kant. A proposta é, no mínimo, polêmica, pois aborda um filósofo que, rezam as interpretações convencionais, pouco teria a dizer à educação, pelo simples fato de Kant ser um filósofo genuíno, sistemático e, por isso mesmo, seus interesses situar-se-iam bem acima das "meras questões educacionais". Ou seja, seria justamente pelo fato de Kant ser um filósofo sistemático que dar-se-ia a disjunção entre o seu labor reflexivo-sistemático e um interesse mais intensivo pela educação. O fato de Kant ter demonstrado algum interesse pela educação, pois foi professor, e ministrou cursos sobre Pedagogia, não alteraria em nada o diagnóstico, pois tratar-se-ia meramente de um empenho secundário, não propriamente filosófico: de fato um livrinho interessante, porém, incomparável com as suntuosas elaborações sistemáticas das críticas.
Data de registro: 18/03/2014
Data de aceite: 10/02/2015
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