Em busca dos fundamentos filosóficos da educação nova

Autores

  • José Carlos Souza Araújo Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2018

Palavras-chave:

Educação nova, Fundamentos filosóficos, Racionalismo, Empirismo, Liberalismo

Resumo

[…] O objetivo deste é interrogar sobre os fundamentos filosóficos da Escola Nova, movimento educacional cujas origens remontam ao fim do século XIX. A questão fundamental que se pretende examinar é a relação da Escola Nova com o racionalismo e com o empirismo, correntes filosóficas emergentes nos séculos XVII e XVIII, as quais embasam uma das mais significativas visões de mundo contemporâneas, o liberalismo. Afirma-se que o ideário escolanovista não é mais "modismo" educacional. Apesar disso, este estudo pretende contribuir para o aprofundamento do sentido da crítica ao Escolanovismo, particularmente no Brasil em nossos dias. […]

Palavras-chave: Educação nova; Fundamentos filosóficos; Racionalismo; Empirismo; Liberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Souza Araújo, Universidade Federal de Uberlandia (UFU)

Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

Referências

ABBAGNANO, N. História da filosofia. 2. ed. Lisboa, Presença, 1978. v. 7, 8.

ABBAGNANO, N. & VISALBERGHI, A. História da pedagogia. Lisboa, Horizonte, 1982. v. 3,4.

BRUBACHER, John S. A importância da teoria em educação. Rio de Janeiro, INEP/MEC, 1961.

CHANEL, Emile. Textos-chave de pedagogia moderna. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.

CHARLOT, Bernard. A mistificacão pedagógica. Rio de Janeiro, Zahar. 1979.

CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. S. Paulo, Nacional, 1978.

CHATE LET, François. História da filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982. v. 4.

CLAUSSE, Arnould. A relatividade educativa; esboço de uma história e de uma filosofia da escola. Coimbra, Almedina, 1976.

DEBESSE, Maurice & MIALAR ET, Gaston, orgs. História da pedagogia. São Paulo, Nacional/EDUSP, 1977. v. 2.

EBY, Frederick. História da educação moderna; teoria, organização e práticas educacionais. 5. ed. Porto Alegre, Globo, 1978.

ENCICLOPÉDIA, A. Textos escolhidos. Lisboa, Estampa, 1974.

GANDINI, Raquel C. Tecnocracia, capitalismo e educação em Anísio Teixeira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.

GlLBERT, Roger. As ideias atuais em pedagogia. Lisboa, Moraes. 1974.

HUBERT, René. História da pedagogia. São Paulo, Nacional, 1957.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo, Abril, 1980.

LARA, Tiago A. Caminhos da razão no ocidente. Petrópolis, Vozes, 1986.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo, Mestre Jou, 1974.

LEIF, J. & RUSTIN, G. Pedagogia geral pelo estudo das doutrinas pedagógicas. São Paulo, Nacional, 1960.

LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da escota nova. 13. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1978.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 14. ed. São Paulo, Nacional, 1983.

MAYER, Frederick. História do pensamento educacional. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

MONROE, Paul. História da educação. 11. ed. São Paulo, Nacional, 1976.

OLIVEIRA, Antonio E. de. Jean-Jacques Rousseau; pedagogia da liberdade. João Pessoa. Universitária/UFPb, 1977.

PADOVANI, U. & CASTAGNOLA, L. História da filosofia. 12. ed. São Paulo, Melhoramentos, 1978.

ROUSSEAU, J.J. Emílio ou da educação. 3. ed. São Paulo, Difel, 1979.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1983.

SNYDERS, Georges. Pedagogia progressista. Coimbra, Almedina, 1974.

SUCHODOLSKI. Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas; pedagogia da essência e pedagogia da existência. Lisboa, Livros Horizonte, 1978

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

ARAÚJO, J. C. S. Em busca dos fundamentos filosóficos da educação nova. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 25–34, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2018. Acesso em: 21 nov. 2024.