O fracasso escolar: uma proximação cognitivista

Autores

  • Antonio Wilson Pagotti Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1945

Palavras-chave:

fracasso, escolar

Resumo

[...] A psicologia genética postula que o desenvolvimento ocorre por etapas evolutivas: primeiro, sensório-motora; posteriormente, pré-operacional; depois, operacional-concreta, e, finalmente, operacional-formal. No período de operações concretas, que tem início em torno dos 7 anos de idade, a criança é capaz de compreender a conservação de número, de quantidades contínuas e descontínuas, de peso, área e mesmo de volume. Consegue também fazer classificações utilizando as diversas leis de agrupamentos lógicos. A forma de raciocínio predominante é a indutiva, a criança faz generalizações a partir de situações concretas.

Em termos gerais, a criança com aproximadamente 9 anos, apresenta um relativo equilíbrio quanto ao pensamento concreto. Aos 11 ou 12 anos há um avanço para o período de operações formais, onde o raciocínio é hipotético-dedutivo, ou seja, o aluno pane das possibilidades, experimenta, variando as ateimavas, e conclui. Nesse sentido, ela já é capaz de abstrações de ordem puramente verbal, já consegue trabalhar com as noções de proporcionalidade, sistema combinatório e controlar variáveis [...]

 

Palavras-chave: Cognitiva; Escolar; Fracasso; Psicologia; Etapas evolutivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAROTTINO, Z.R. Em Busca do Sentido da Obra de Jean Piaget. São Paulo, Ática, 1984.

FREITAG, B. Piagetianos Brasileiros em Desacordo? Contribuição para um Debate. Cadernos de Pesquisa, (53):33-44, — 1985.

FREITAG, B. Sociedade e Consciência: Um Estudo Piagetiano na Favela e na Escola. São Paulo, Cortez e Associados, 1984.

GOLDMANN, L. Dialética e Cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

GOLDMANN, L. Epistemologia e Filosofia Política. Lisboa, Presença, 1978.

HUNT, J. MC. V., The Implications of Changing Ideas on How Children Develop Intelectually. Children Today, 1964. II (3), 83-91.

MONTAVANI DE ASSIS, OZ Uma nova metodologia de Educação Pré-Escolar. São Paulo, Pioneira, 1979.

MORO, MS. Iniciação em Matemática construções operatórias. Cadernos de Pesquisa. 1983.43, 20-24, São Paulo.

PATTO, M.H.S. Introdução à Psicologia do Escolar. São Paulo, T.A. Queiroz, 1982.

PATTO, M.H.S. Psicologia e Ideologia, São Paulo, T.A.Queiroz, 1984.

PIAGET, J. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo, Pioneira, 1978.

PIAGET, J. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.

POPPOVIC, Ana, M. Atitudes e Cognição do Marginalizado Cultural. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, 1972, 57, p. 126-132.

SILVA, FS. Operações Lógico-Matemáticas de crianças de l ê série do 1 9 grau. São Paulo, Cadernos de Pesquisa, 1983, 44: 3-17.

SOARES, M. Linguagem e Educação. Rio de Janeiro, Ática, 1985.

Downloads

Publicado

2009-04-09

Como Citar

PAGOTTI, A. W. O fracasso escolar: uma proximação cognitivista . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 4, p. 63–70, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2a1988-1945. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1945. Acesso em: 26 nov. 2024.