EDUCAÇÃO

Autores

  • José Maria de Paiva Universidade Metodista de Piracicaba (Piracicaba, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-11

Palavras-chave:

Educação. Relação. Transformação. Contato.

Resumo

* Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Coordena o Grupo de Pesquisa "Educação, História e Cultura: Brasil, 1549-1759" - Dehscubra. jmpaiva@unimep.br Agradeço as contribuições do Prof. Valdemar Sguissardi e da Prof.ª Elisângela de Fátima Pedroso Braga.

Educação

Resumo: Descreve-se primeiramente o entendimento comum que se tem de educação, questionando em seguida os conceitos aí compreendidos, como aprendizagem e desenvolvimento humano. Enfatiza-se o conviver como condição humana, realçando-se a historicidade como postulado fundamental para a compreensão do conviver. Passa-se, então, ao campo teórico, analisando as propriedades da relação, e afirma-se que a educação se realiza como aprendizagem pela transformação que se opera em nós ao contato com o outro. Conclui-se propondo reflexões sobre a escola.

Palavras-chave: Educação. Relação. Transformação. Contato.

Abstract: This article starts by describing what is normally understood by 'education', questioning its inherent concepts of 'learning' and 'human development'. The emphasis is on life in society as a fact/condition of life, highlighting the historicity as the main postulate for its understanding. It goes on then to a more theoretical ground, and analyses the features of the concept of 'relationship'. The stance taken is that education happens as a learning process by the transformation that happens on people through human interaction. Finally, it concludes proposing thoughts about the school.

Keywords: Education. Relationship. Transformation. Interaction.

Referências:

BOYER, Carolus. Cursus Philosophiae. Bruges: Desclée de Brouwer, 1937.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999 [1995]

COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. In: Os Pensadores, v. XXX. São Paulo: Abril, 1973

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 3ª ed. Intr. de Paul Fauconnet; trad. de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952.

EBY, Frederick. História da Educação Moderna: teoria, organização e práticas educacionais. Porto Alegre: Globo/Brasília: INL, 1976 [1952]

HUBERT, RENÉ. História da Pedagogia. São Paulo: Nacional/Brasília: INL, 1976 [1949]

LUZURIAGA, Lorenzo. Pedagogia. São Paulo: Nacional, 1953 [1950]

MARÃAS, Julián. Historia de la Filosofía. 20ª ed. Madrid: Revista de Occidente, 1967, [1941]

MAYER, Frederick. História do pensamento educacional. Rio de Janeiro: Zahar, 1976 [1973]

RICH, John Martin. Bases humanísticas da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 [1971]

Data de Registro: 03/11/09

Data de Aceite: 18/08/10

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria de Paiva, Universidade Metodista de Piracicaba (Piracicaba, SP, Brasil)

Downloads

Como Citar

PAIVA, J. M. de. EDUCAÇÃO. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 269–288, 2011. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13346. Acesso em: 23 nov. 2024.