A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RICHARD RORTY: EPISTEMOLOGIA, CONVERSAÇÃO, REDESCRIÇÕES, NARRATIVAS E AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p509a526

Palavras-chave:

Pragmatismo. Epistemologia. Educação. Narrativas. Rorty.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos da filosofia da educação de Richard Rorty, especificamente, os distintos e complementares processos educacionais de socialização e individualização. Nessa abordagem privilegiaremos os antecedentes teóricos de tais processos educacionais: a crítica ao paradigma epistemológico, a proposta de um novo paradigma conversacional ou educacional, o método filosófico da redescrição e o uso de narrativas como elemento formativo. Ressaltamos que nossa análise é uma tentativa de determinar os limites e os pontos de intersecção entre os dois processos educacionais, articulados com a possibilidade do uso de narrativas como elemento de formação. As considerações finais indicam que tal proposta neopragmatista é um incentivo em prol da manutenção de hábitos de ação que resultem em uma solidariedade humana criada através do aumento de nossa sensibilidade aos pormenores específicos da dor e humilhação que padecem outros seres humanos desconhecidos.

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Data de registro: 18/02/2011

Data de aceite: 18/05/2011

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Biografia do Autor

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia (UFSCAR). Mestre em Educação (UNESP). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (UFPI).

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Publicado

2012-07-19

Como Citar

SILVA, H. A. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE RICHARD RORTY: EPISTEMOLOGIA, CONVERSAÇÃO, REDESCRIÇÕES, NARRATIVAS E AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 509–526, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p509a526. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11385. Acesso em: 22 jul. 2024.