A FACE OCULTA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COMPORTAMENTOS ILÍCITOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • José Augusto Dela Coleta UNIUBE
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p465a490

Palavras-chave:

Educação Superior, Comportamentos Acadêmicos e Pedagógicos Ilícitos, Formação Acadêmica.

Resumo

Com o intuito de construir instrumentos de medida, e obter parâmetros de percepção de existência de condutas ilícitas emitidas por professores e alunos universitários, este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com 610 sujeitos, professores, coordenadores e alunos de diversos cursos de graduação. A coleta de dados foi realizada a partir de um instrumento em que se solicitava a porcentagem de emissão destes comportamentos pelos estudantes, e outro relativo às condutas dos professores. Os resultados mostram que os diversos comportamentos são percebidos como tendo altos níveis de frequência de ocorrência no meio universitário, tanto por coordenadores, professores e alunos, com diferenças significativas entre esses três grupos de sujeitos, bem como ao se considerar as diferentes IES participantes deste estudo.

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Data de registro: 27/11/2010

Data de aceite: 18/05/2011

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Biografia do Autor

José Augusto Dela Coleta, UNIUBE

Prof. Dr. José Augusto Dela Coleta Doutor em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro. Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Luiz Roberto Gomes Doutor em Educação pela UNICAMP, na área de Filosofia e História da Educação. Prof. do Dep. de Educação e Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar

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Publicado

2012-07-19

Como Citar

DELA COLETA, J. A.; GOMES, L. R. A FACE OCULTA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: PERCEPÇÕES DE COMPORTAMENTOS ILÍCITOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR POR ALUNOS E PROFESSORES. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 465–489, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p465a490. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11247. Acesso em: 17 dez. 2024.