A HISTORIOGRAFIA "CLÁSSICA" DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AVANÇOS CONTEMPORÂNEOS IMPLEMENTADOS PELO GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO IE/UFMT
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11221Palavras-chave:
Educação, História, Historiografia, DocumentaçãoResumo
O presente artigo tem como ponto de partida a análise da produção historiográfica “clássica” referente à história da educação de Mato grosso, cuja relevância se deve a um primeiro esforço em proceder a uma articulação, mesmo que cronológica da trajetória da educação em Mato Grosso. A partir dessa contribuição, seguiu-se a produção acadêmica, inaugurada na década de 1980 e prosseguida com estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Grupo de História da Educação do IE/UFTM que, ao longo de sete anos, gerou uma produção acadêmica já publicada, além de contar com trabalhos inéditos consubstanciados em teses de doutorado e dissertações de mestrado, definidas até o ano de 2003. O artigo finaliza apresentando um panorama dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa no campo documental, tanto no âmbito da documentação escrita quanto da oral.
Palavras-chave: Educação; História; Historiografia; Documentação.
Abstract: The present article has as starting point the analysis of the production of "classic" history of education on Mato Grosso. Its a first attempt, even if only from a chronological point of view. 10 articulate the trajectory of education in Mato Grosso. From this point on, starting in the 80’s, many published and unpublished researches. studies and dissertations were conducted by the Group of History of Education of the Institute of Education at the Federal University of Mato Grosso Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso This journey is exposed here ending with a view over the production of written and oral documents.
Key-words: Education; History; Documentation.
Downloads
Referências
ALVES. Gilberto Luiz. Educação e História em Mato Grosso: 1719-1864. Campo Grande, UFMS. 1984.
CORRÊA FILHO, Virgílio. Questões de Ensino. Cuiabá, IHGMT, 2001. (Publicações Avulsas. 29)
LEITE. Gervásio. Um Século de Instrução Pública: história do ensino primário em Mato Grosso. Cuiabá, 1971.
MENDONÇA. Rubens de. Evolução do ensino em Mato Grosso. Cuiabá, s. ed., 1977.
MARCÍLIO, Humberto. História do Ensino em Mato Grosso. Cuiabá, SECS-MT, 1963.
PERARO, Maria Adenir; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira e Moraes, Sibele de. Memória da Igreja em Mato Grosso: o arquivo da Cúria Metropolitana de Cuiabá, catálogo de documentos históricos. Cuiabá. Entrelinhas, 2002.
SÁ, Nicanor Palhares e SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Educação e memória: Catálogo de Documentos Relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período Imperial) (org.) Cuiabá, EdUFMT/CNPq, 1998
MADUREIRA. Educação e memória: Catálogo de Documentos Relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período Imperial) (ore.) Cuiabá, EdUFMT/CNPq, 1998
SÁ, Nicanor Palhares e SIQUEIRA. Elizabeth Madureira (org). Leis de Regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas, Editores Associados/SBHE/INEP, 2000.
SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso 1870-1889. Brasília/Cuiabá NEP-EdUFMT, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Nicanor Palhares Sá, Elizabeth Madureira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.