Escola pública

trabalho produtivo ou improdutivo?

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1025

Palavras-chave:

Educação, Processo de trabalho escolar, Trabalho capitalista

Resumo

A temática envolvendo escola, trabalho produtivo e improdutivo, assumiu destaque nos últimos anos juntamente com as discussões em tomo da natureza do trabalho escolar. Assim, para entender o processo de trabalho escolar, era necessário sair dos muros da escola e investigar o trabalho, no caso, o trabalho capitalista. Não bastava simplesmente entender o trabalho no capitalismo, era necessário entendê-lo no seu contexto político-econômico, o que resultou numa profunda crítica a esta forma histórica de organização social e técnica de produção de homens e bens sociais.

Um dos autores mais estudados foi Marx e a economia política por ele elaborada. Tomado como ponto de partida, as elaborações decorrentes foram as mais complexas. Este trabalho será uma tentativa de sintetizar tal percurso, problematizando-o e apontando alguns de seus impasses. [...]

Palavras-chave: Educação; Processo de trabalho escolar; Trabalho capitalista.

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Biografia do Autor

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora da Universidade Federal de Alagoas 

Referências

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Publicado

2008-11-06

Como Citar

PIZZI, L. C. V. Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 8, n. 16, p. 77–86, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025. Acesso em: 22 jul. 2024.