Editorial
Palabras clave:
Educação, Debates internacionais, ANPEdResumen
O papel da Educação na transformação das sociedades tem sido muito estudado, discutido e questionado, determinando, a partir de posições paradigmáticas diversas, entendimentos não apenas diferentes, mas, por vezes, contrários a respeito.
Tal definição da função educativa é uma preocupação permanente do homem, se não por outras razões, até mesmo pela necessidade que tem de refletir sobre a própria trajetória terrena, enquanto educador e educando, condições que a existência lhe delega e impõe.
Exemplifica a afirmação a ocorrência de debates internacionais como o ocorrido na década de 70, entre representantes de todo o mundo, em um programa desenvolvido durante cinco anos e relatado em publicação da UNESCO (1981) intitulada “Finalités de l’education: études et enquêtes d’éducation comparée”. Na mesma direção, registra-se, nos dias atuais, em nosso país, a 18ª Reunião Anual ANPEd – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – realizada em Caxambu (MG), no período de 17 a 21 de setembro de 1995, cujo tema central – Poder, Política e Educação – foi aceito unanimemente pelos anpedianos. [...]
Palavras-chave: Educação; Debates internacionais; ANPEd.
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