CARVALHO, Maria Cecília M. de (org), A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250 p.

Autores/as

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-978

Palabras clave:

Resenha, Filosofia, Filosofia analítica no Brasil

Resumen

 "Ludwig Wittgenstein é um cabeça oca"(p.48). Esta afirmação poderia ter sido feita por um neurocirurgião que, seguindo a suposição do próprio Wittgenstein, houvesse feito uma operação no crânio do filósofo. Em Sobre a certeza (Über Gewissheit), Wittgenstein apresenta objeções aparentemente descabidas e esdrúxulas às ideias de Moore, que saiu em defesa do senso-comum. Diz Wittgenstein: “(... ) Mas que pensar de uma proposição como: 'Sei que tenho um cérebro'? Posso pô-la em dúvida? Tudo é a seu favor, nada contra. Contudo, pode imaginar-se que o meu crânio aparecesse vazio quando fosse operado." (Prop.4) 

Se Moore se compromete com a existência de proposições auto evidentes, que podem ser apreendidas intuitivamente, embora não possam ser provadas, é o assunto do segundo artigo desta coletânea, intitulado "A importância do senso-comum", de Mário A. L Guerreiro. Tanto Moore, em 1925, quanto Guerreiro, em 1995, estão defendendo algumas certezas do senso-comum e da filosofia do senso-comum contra certos absurdos, que se constroem justamente onde o pensamento sofisticado efetuou uma ruptura radical com o senso-comum. Após analisar objeções ao projeto de Moore, o artigo de Guerreiro conclui secamente com esta elegante profissão de fé: "De qualquer modo, não estamos dispostos a renunciar à certeza de que temos duas mãos com cinco dedos em cada uma. Se alguém tem alguma dúvida quanto a isto, pode se aproximar e verificar que minhas mãos não são de matéria plástica nem de madeira. "(p.49) [...]

Palavras-chave: Resenha; Filosofia; Filosofia analítica no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

CARVALHO, Maria Cecília M. de (org), A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250 p.

Publicado

2008-10-22

Cómo citar

BORGES, B. I. CARVALHO, Maria Cecília M. de (org), A filosofia analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, 250 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 189–194, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/978. Acesso em: 22 jul. 2024.