Política educacional rural

exigências e postulações

Autores/as

  • Sérgio Celani Leite FAFI de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-975

Palabras clave:

Ruralismo, Educação, Política educacional rural

Resumen

A ausência de planificação educacional para as escolas rurais, a despeito de algumas iniciativas públicas e privadas em décadas anteriores, não possibilitou um processo que fortalecesse e garantisse o desenvolvimento sociocultural das populações campesinas.

Excetuando o Ruralismo Pedagógico da década de 30, que pretendia uma educação rural desconexada da realidade, e as parcas manifestações do Ministério da Educação nos anos 40/50 sobre a escolaridade rural, as primeiras intenções e/ou propostas para uma política educacional direcionada aos centros não-urbanos, somente aconteceram a partir dos Planos Setoriais de Educação na década 70/80.

Com base nas questões econômicas internas, o I e II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) têm, na educação como um todo, apenas um referencial para análise do subdesenvolvimento em que se encontrava o país. Dada a ênfase urbano-industrial do ideário da época, a educação rural é incorporada aos programas de desenvolvimento global (assim como a educação urbana), não se levando em consideração, desse modo, suas necessidades e realidades próprias. Educação, nesse momento, significa condições para aceleração da produção e cristalização do modelo liberal-capitalista. [...]

Palavras-chave: Ruralismo; Educação; Política educacional rural.

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Biografía del autor/a

Sérgio Celani Leite, FAFI de Patos de Minas

Professor da FAFI de Patos de Minas.

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Publicado

2008-10-22

Cómo citar

LEITE, S. C. Política educacional rural: exigências e postulações. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 163–174, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-975. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/975. Acesso em: 24 nov. 2024.