A questão do método em história da educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n19a1996-969Palabras clave:
História, Educação, Método em HistóriaResumen
Ao tratarmos da história da Educação, faz-se necessário que nos debrucemos sobre o significado de História, de seus diferentes métodos, bem como da sua importância para o estudo da educação.
História é uma palavra polissêmica, ou seja, traz em seu bojo significados diversos.
“O termo, em que geral significa pesquisa, informação ou narração e que já em grego era usado para indicar a resenha ou a narrativa de fatos humanos, apresenta hoje uma ambiguidade fundamental: de um lado, significa o significa o conhecimento de tais fatos ou a ciência que dirige este conhecimento ("historia rerum gestarum"); de outro, os próprios fatos ou um conjunto ou a totalidade deles ("historia res gestae")." [...]
Palavras-chave: História; Educação; Método em História.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 2. ed. São Paulo, Mestre Jou, 1982. 976p.
BUFFA, Ester. Contribuição da história para o enfrentamento dos problemas educacionais contemporâneos. Em Aberto, nº 47, p. 13-18.
COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 3-39. (Col. Os Pensadores)
CUNHA, Luis Antonio. Diretrizes para o estado histórico do ensino superior no Brasil. Em Aberto, v. 3, p. 7-26, setiout. 1984.
JAPIASSU, Hilton. Omito da neutralidade científica. Imago, 1975. 187p.
LÔWY, Michael. Ideologias e ciência social. 8 ed. São Paulo, Cortez, 1982.
MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 51-53. (Col. Os Pensadores)
WARDE, Miriam Jorge. Anotações para uma historiografia da educação brasileira. Em Aberto, Brasília, v. 3, nº 23, p. 1-6, seVout. 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Márcia Núbia Fonseca Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.