Perfis de homem, formas de conhecimento e reflexão pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-931Palabras clave:
Antropologia, Perfis de homem, Formas de conhecimento, Reflexão pedagógicaResumen
Este ensaio busca fornecer subsídios antropológicos e epistemológicos imprescindíveis à introdução do debate pedagógico. Para tal, buscaremos a descrição dos perfis de homem e das formas de conhecimento hegemónicos nos diversos modos de produção, ao longo da história do Ocidente.
Acreditamos que estes produtos históricos, aqui apresentados de forma didática, constituíram-se a partir das necessidades concretas dos indivíduos, na luta pela subsistência, em períodos históricos específicos. Entretanto, esta alteridade não significa que um perfil de homem e uma forma de conhecimento ficaram circunscritos ao seu tempo de origem.
Pelo contrário, não raro, somos hoje surpreendidos por atitudes ou comportamentos influenciados pelas diversas concepções de homem e pelas muitas formas de conhecimento, num mesmo dia, por exemplo. No cotidiano escolar, como ilustração, ora revelamos conceitos de disciplina, metodologia ou poder inspirados nos mitos, ora os problematizamos sensíveis às suas contradições históricas, ou mesmo, exibirmos exigências técnico-cientificistas em torno destes temas. Ou seja, se por um lado acreditamos que gênese destes produtos históricos obedeceu a uma evolução, por outro, há uma manifestação sincrônica dos mesmos, nas mais diversas relações sociais entre os indivíduos.
Palavras-chave: Antropologia; Perfis de homem; Formas de conhecimento; Reflexão pedagógica.
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