Perfil dos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-801Palabras clave:
Universidade, vestibular, perfil dos candidatosResumen
A pesquisa teve como objetivo conhecer os candidatos ao Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, buscando caracterizá-los quanto à situação sócio-econônica e cultural, e quanto às expectativas escolares e aspirações profissionais. Foram analisados os questionários de 5.275 candidatos, tomando possível traçar o seguinte perfil geral: O vestibulando da UFU é jovem, solteiro, oriundo de familia de situação financeira média-baixa e de nivel cultural médio-alto. Não trabalha e vive às expensas da familia. Cursou, em igual proporção, a escola pública ou particular, com ou sem freqüência de curso pré vestibular. Está orientado por interesses de promoção e prestígio sociais através da formação profissional e cultural da universidade, sem maiores preocupações com as necessidades da sociedade.
ABSTRACT:
The main objective of the present study is to characterize the admission candidates to the Federal University of Uberlândia - MG under the aspects of socio-economic and cultural situation, school expectation and profissional aspiration. It were analysed questionnaire of 5.275 candidates and it was possible to reach the following general profile: basically the condidate to UFU is young, single, comes from middle-low social class and has middle-high cultural level. The regular candidate does not work and lives under the expenses of his or her family. The admission candidate pursued, at the same proportion, public or private school and preparatory courses. He is oriented to social promotion and prestige, consequent of a professional and cultural formation at the university. In general, they are not concerned about necessities of their social environment.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M.C.M. Caracteristicas dos vestibulandos e valor prognóstico do Exame Vestibular: um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1973.
ALVES, G. A Fundação Carlos Chagas e a medida de nivel intelectual nos Exames Vestibulares. Revista Educação e Seleção. FCC, n. 8, jul. 1988.
BARROSO, C.L.M. e BARRETO, E. S. O Vestibular e a auto-estima do jovem. Cademos de Pesquisa. São Paulo, n. 15, 1996.
CAIXETA, F.N. Características sócio-económicas dos candidatos do Vestibular da UFMG. 1980.
CASTRO, C.M. e RIBIEIRO, S. C. Desigualdade social e acesso à Universidade dilema e tendência. Forum. Rio de Janeiro, out/dez. 1979.
DELLA SANTA, T. Acesso à Universidade e mudança educacional: a perspectiva do MEC. Revista Educação e Seleção, FCC. n. 1, 1980.
LAURITO, L.B.G. As perspectivas da Universidade e o Ensino de 2º Grau. Revista Educação e Seleção. FCC, n. 1, 1980.
LEÃO, ML O Vestibular no contexto educacional. Revista Educação e Seleção FCC, n. 1, 1980.
MAIA, A. de Souza. Acesso à Universidade. UNIMEP/CRUB. 1988. (mimeo)
OLIVEIRA CA. O Vestibular como instrumento de diagnóstico e de planejamento educacional. Caderno de Seleção. n. 3, jul. 1981.
PERKINS, JA. Projetando programas de pesquisa referentes ao acesso à educação superior. Cademo de Seleção n. 3, jul. 1881.
RIBEIRO NETO, A. Qualidade de ensino, avaliação do aprendizado e acesso à Universidade. Revista Educação e Seleção, n. 3, jul. 1981.
RIBEIRO, S. C. Mecanismo de escolha na carreira e estrutura social na Universidade. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1984.
RODRIGUES, A. Testes de aptidão na seleção dos candidatos ao Ensino Superior. Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO, 1974.
SCHWARTZMAN, J. A seletividade sócio-econômica de Vestibular e suas implicações para a politica universitária pública. Revista Educação e Seleção. jul/dez. 1986.
VIANA, H.M. Acesso à Universidade: uma reflexão ao longo do tempo. Revista Educação e Seleção. n. 18, jul. 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1999 Jefferson Ildenso da Silva, Lúcia Imamura de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.