Gênese do pensamento pedagógico anarquista

Proudhon e os princípios liberais e democráticos

Autores/as

  • Leila Floresta de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770

Palabras clave:

Anarquismo, Educação, Visão Libertária, Proudhon

Resumen

Este artigo constitui-se de uma discussão de aspectos do pensamento anarquista relevantes para compreender a formulação da questão educacional sob o prisma libertário. Nesse sentido, estabelecerei um contraponto entre um dos grandes expoentes fundadores do pensamento anarquista, Proudhon e o pensamento liberal e democrata, a partir de alguns conceitos caros a essas correntes de pensamento, uma vez que o pensamento libertário se constrói justamente a partir do diálogo com essas correntes de pensamento.

Palavras-chave: Anarquismo; Educação; Visão Libertária; Proudhon.

 

Abstract: This papear consists of a discussion on traits of anarchistic thinking that are relevent to the comprehension of how the education question is stated under libertarian viewpoint. will therein contrast one great distinguished founder of anarchistic thinking, Proudhon, and the liberal and democratic thought. This oppositions will be examined under some highly esteemed concepts from those thought currents, considering that the libertarian thinking is built exactly from the dialogue with them.

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Biografía del autor/a

Leila Floresta de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora de Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

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Publicado

2008-09-04

Cómo citar

OLIVEIRA, L. F. de. Gênese do pensamento pedagógico anarquista: Proudhon e os princípios liberais e democráticos. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 13, n. 26, p. 141–172, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v13n26a1999-770. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/770. Acesso em: 22 nov. 2024.