A relação entre o ensino de filosofia e os problemas do chão da escola como forma de descolonização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74645

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Descolonização, Território, Problemas Filosóficos

Resumen

Resumo: Ainda que predomine uma visão tecnicista e antifilosófica do ensino de Filosofia no Brasil, os problemas do chão da escola insistem em desafiar o cotidiano escolar de docentes e estudantes. Nesse artigo, temos como objetivo mostrar a importância de um ensino de Filosofia filosófico e que esteja atento aos problemas da realidade escolar e brasileira para a descolonização dos conhecimentos, mas também para o enfrentamento das exclusões e opressões tão presentes no Brasil. Primeiramente apontaremos aspectos de colonialidade na formação e no ensino de Filosofia hegemônico no que diz respeito aos currículos, metodologias, conceitos e problemas. Em um segundo momento, a partir de nossas experiências como docentes da Educação Básica pública, discutiremos vivências nesses espaços que nos forneçam um olhar sobre possíveis problemas filosóficos que envolvam nosso território, tais como o racismo, a misoginia, a fome, entre outros. Por fim, apresentaremos alguns desafios para um ensino de Filosofia conectado ao território. A proposta que defenderemos consiste em conceber os problemas que surgem no chão da escola como os temas a serem tratados na disciplina de Filosofia, promovendo um ensino filosófico e sensível às demandas e sujeitos locais.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Descolonização; Território; Problemas Filosóficos

The relationship between the teaching of philosophy and problems on the school floor as a form of decolonization

Abstract: Even though a technicalist and anti-philosophical view of Philosophy teaching in Brazil predominates, problems on the school floor insist on challenging the daily school life of teachers and students. In this article, we aim to show the importance of philosophical Philosophy teaching that is attentive to the problems of the school and Brazilian reality for the decolonization of knowledge, but also for confronting the exclusions and oppressions that are so present in Brazil. Firstly, we will point out aspects of coloniality in the formation and teaching of hegemonic Philosophy with regard to curricula, methodologies, concepts and problems. In a second moment, based on our experiences as public Basic Education teachers, we will discuss experiences in these spaces that provide us with an insight into possible philosophical problems involving our territory, such as racism, misogyny, hunger, among others. Finally, we will present some challenges for teaching Philosophy connected to the territory. The proposal we will defend consists of conceiving the problems that arise on the school floor as themes to be addressed in the Philosophy discipline, promoting philosophical teaching that is sensitive to local demands and people.

Keywords: Teaching Philosophy; Decolonization; Territory; Philosophical Problems

La relación entre la enseñanza de la filosofía y los problemas desde el piso de la escuela como forma de descolonización

Resumen: Aunque predomina una visión tecnicista y antifilosófica de la enseñanza de la Filosofía en Brasil, los problemas desde el piso de la escuela insisten en desafiar la vida escolar diaria de profesores y estudiantes. En este artículo, pretendemos mostrar la importancia de una enseñanza de la Filosofía atenta a los problemas de la escuela y de la realidad brasileña para la descolonización del conocimiento, pero también para enfrentar las exclusiones y opresiones tan presentes en Brasil. En primer lugar, señalaremos aspectos de la colonialidad en la formación y enseñanza de la Filosofía hegemónica en lo que respecta a planes de estudio, metodologías, conceptos y problemas. En un segundo momento, a partir de nuestras experiencias como docentes de Educación Básica pública, discutiremos experiencias en estos espacios que nos permitan vislumbrar posibles problemáticas filosóficas que involucran nuestro territorio, como el racismo, la misoginia, el hambre, entre otras. Finalmente, presentaremos algunos desafíos para la enseñanza de la Filosofía conectada al territorio. La propuesta que defenderemos consiste en concebir los problemas que surgen en el ámbito escolar como temas a abordar en la disciplina Filosofía, promoviendo una enseñanza filosófica sensible a las demandas y personas locales.

Palabras clave: Ensino de Filosofia; Descolonização; Território; Problemas Filosóficos

 

Data de registro: 30/07/2024

Data de aceite: 25/09/2024

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Biografía del autor/a

Amanda Veloso Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). E-mail: amanda.garcia@ifrj.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4460179213419650. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4959-8256.

Iraceles Ishii dos Santos, Governo do Estado de São Paulo (SP)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora em Governo do Estado de São Paulo (SP). E-mail: iracelesishii@outlook.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2237547749267654. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6693-9964.

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Publicado

2024-10-14

Cómo citar

VELOSO GARCIA, A.; ISHII DOS SANTOS, I. A relação entre o ensino de filosofia e os problemas do chão da escola como forma de descolonização. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–29, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74645. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74645. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos