Estética transcendental e o Ensaio de 1768: espaço e determinação completa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74634

Palabras clave:

Kant, Leibniz, Baumgarten, Espaço, Princípio de Determinação Completa

Resumen

Resumo: É comum a literatura secundária reduzir o ensaio kantiano Do Primeiro Princípio da Diferença das Regiões no Espaço a um ataque à concepção leibniziana de espaço relativo em defesa da concepção newtoniana de espaço absoluto. Até que ponto, porém, essa imagem não é obstáculo para compreender o Ensaio como um todo e o alcance de sua reflexão? A pergunta se impõe, porque não é claro o que o Ensaio pretende provar, uma vez que propõe quatro diferentes formulações de uma prova que denomina evidente. Tampouco é claro, por isso mesmo, como pretende conduzir a demonstração segundo o método que denomina a posteriori. Para compreender o Ensaio, é necessário entender qual é o objetivo último da prova e o método de demonstração. Dessa investigação decorrem alguns pontos, de outro modo, insuspeitos: (1) Kant critica não apenas a concepção de espaço leibniziana, mas também princípios adotados pelos leibnizianos, em particular, o princípio de determinação completa como princípio de individuação para as coisas em geral; (2) o Ensaio propõe uma concepção inaudita de espaço absoluto como: conceito, radicado no corpo humano e primeiro fundamento das relações espaciais e de sua cognição; (3) assim entendido, o Ensaio kantiano mostra-se, do ponto de vista genético, estratégico para tornar compreensível a concepção, introduzida pela Estética Transcendental da Crítica da Razão Pura, de aparecimento (Erscheinung) como objeto indeterminado da intuição empírica.

Palavras-chave: Kant; Leibniz; Baumgarten; Espaço; Princípio de determinação completa.

Transcendental Aesthetic and the 1768 Essay: Space and Complete Determination

Abstract: It is common for secondary literature to reduce Kant's 1768 essay On the First Ground of the Difference of Regions in Space to an attack on the Leibnizian conception of relative space in defense of the Newtonian conception of absolute space. To what extent, however, is this picture an obstacle to understanding the essay as a whole and the scope of its reflection? The question arises because it is not clear what the essay intends to prove, since it proposes four different formulations of a proof that it calls evident. Nor is it clear, therefore, how Kant’s essay intends to conduct the demonstration according to its a posteriori method. To understand Kant's argument, it is necessary to determine the ultimate objective of his proof and his method of demonstration. Some otherwise unsuspected points arise from this investigation: (1) Kant criticizes not only the conception of relative space but also the Leibnizian principle of thoroughgoing determination as a principle of individuation for things in general; (2) Kant proposes an unprecedented conception of absolute space as a fundamental concept, rooted in the human body, as the first ground of spatial relations and its cognition; (3) the Kant’s essay appears, from a genetic point of view, strategic to make comprehensible the conception introduced by the Transcendental Aesthetics of the Critique of Pure Reason, of appearance as an indeterminate object of empirical intuition.

Keywords: Kant; Leibniz; Baumgarten; Space; Principle of thoroughgoing determination.

Estética transcendental y el Ensayo de 1768: espacio y determinación completa

Resumen: Es común en la literatura secundaria reducir el ensayo kantiano Del Primer Fundamento de la Diferencia de las Regiones del Espacio a un ataque a la concepción leibniziana de espacio relativo en defensa de la concepción newtoniana de espacio absoluto ¿Hasta qué punto, pero, esa imagen no es obstáculo para la comprensión del Ensayo en general y el alcance de su reflexión? La pregunta se impone, porque no es claro lo que el Ensayo pretende comprobar, una vez que propone cuatro diferentes formulaciones de una prueba que denomina evidente. Tampoco es nítido, por eso incluso, cómo pretende conducir la demostración, según el método que denomina a posteriori. Para comprender el Ensayo, es necesario entender cuál es el objetivo último de la prueba y el método de demostración. De esa investigación decurren algunos puntos, de otro modo, insospechados: (1) Kant critica no solamente la concepción de espacio leibniziana, sino también los principios adoptados por los leibnizianos, en particular el principio de determinación completa como: principio de individuación para las cosas en general; (2) el Ensayo propone una concepción inaudita de espacio absoluto como: concepto, radicado en el cuerpo humano y el primer fundamento de las relaciones espaciales y de su cognición; (3) de ese modo, el Ensayo kantiano se muestra, del punto de vista genético, estratégico para que se vuelva comprensible la concepción, introducida por la Estética Transcendental de la Crítica de la Razón Pura, de aparecimiento (Erscheinung) como objeto indeterminado de la intuición empírica.

Palabras-clave: Kant; Leibniz; Baumgarten; Espacio; Principio de determinación completa.

Data de registro: 30/07/2024

Data de aceite: 30/10/2024

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Biografía del autor/a

Paulo R. Licht dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor em Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pesquisador de produtividade CNPq. E-mail: paulolicht2@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681044854219924. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6478-9341.

 

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Publicado

2024-12-06

Cómo citar

SANTOS, P. R. L. dos. Estética transcendental e o Ensaio de 1768: espaço e determinação completa. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–70, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74634. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74634. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant