Kant a propósito de “dissonância” e “doce e picante”: estudo de caso de uma dupla metáfora

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74578

Palabras clave:

Kant, Metáfora, Dissonância, Dolce Piccante, Contraste

Resumen

O artigo em pauta contém um estudo de caso relativo à dupla metáfora presente na “Reflexão” de número 614, das Reflexionen de Kant. Uma das tais duas metáforas está ligada à música, ao passo que a outra, ao paladar. Por meio de uma análise que busca ressaltar as especificidades de cada uma delas, seja com respeito à sua própria composição, seja com respeito à inserção de cada qual nos contextos respectivos do século XVIII, destaco a contrariedade comum a ambas, e, em especial, a consonância de tal estrutura contrastante para com o próprio pensamento kantiano em geral. Exemplificando essa mesma estrutura, recordo alguns conceitos que, tal como “dissonância” e “dolce piccante”, contêm contrastes velados.

Palavras-chave: Kant; Metáfora; Dissonância; Dolce Piccante; Contraste.

Kant on “Dissonanz” and “dolce piccante”: a case study of a double metaphor

Abstract: The present article consists of a case study referring to the double metaphor in “Reflection” 614, in Kant’s Reflexionen. One of these metaphors relates to music, whereas the other relates to taste. Through an analysis aimed at stressing the specificities of each of them, be it with regard to their own composition be it with regard to their insertion in each of their contexts in the 18th century, my aim is to highlight the contrast that is common to both and in special the consonance between such a contrasting structure and Kant’s thought in general. As an example os this structure, we shall focus on some concepts which, just as “dissonance” and “dolce piccante”, contain veiled contrasts.

Keywords: Kant; Metaphor; Dissonance; Dolce Piccante; Contrast.

Kant sulla “dissonanza” e sul “dolce piccante”: un caso di studio di una doppia metafora

Riassunto: L’articolo in questione prende in esame la duplice metafora presente nella riflessione 614 di Kant. Di queste due metafore una appartiene all’ambito musicale (la “dissonanza”), l’altra invece al gusto (il “dolce piccante”). Attraverso un’analisi che cerca di rilevare le specificità di ognuna delle due metafore, sia rispetto alla loro genesi sia rispetto al loro inserimento nel contesto del Settecento, metto in risalto la peculiare contrarietà interna comune a entrambe e soprattutto come tale struttura contrastante sia in consonanza con il pensiero kantiano in generale. Infine, come esempio di questo modo di procedere, ricordo altri tre contrasti che, come quelli presenti in “dissonanza” e “dolce piccante”, si presentano “velati”.

Parole chiave: Kant; Metafora; Dissonanza; Dolce Piccante; Contrasto.

Data de registro: 26/07/2024

Data de aceite: 28/08/2024

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Biografía del autor/a

Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, Professor em Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

* Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor em Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). E-mail: ubirajara.rancan@unesp.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7214152515948220. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6786-6621.

Citas

Em notas de rodapé.

Publicado

2024-12-06

Cómo citar

MARQUES, U. R. de A. Kant a propósito de “dissonância” e “doce e picante”: estudo de caso de uma dupla metáfora. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-74578. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/74578. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê em Homenagem ao Tricentenário de Kant