Cartografias em devir: o plano de imanência nas pesquisas em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72766

Palabras clave:

Pesquisa em Educação, Pesquisa Cartográfica, Devir, Plano de Imanência

Resumen

Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar as potencialidades das pesquisas em educação articuladas com o desenho metodológico cartográfico experimentado durante a realização do mestrado acadêmico em educação. Os dispositivos de pesquisa apresentados ao longo deste texto se articulam com as perspectivas teóricas em torno da filosofia da diferença, com destaque para os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari e, por conseguinte, do devir e do plano de imanência como potências afirmativas a partir das quais se torna possível apostar em um plano comum da pesquisa, ampliando o sentido da participação coletiva. Argumenta em favor da cartografia como um exercício de pensar rizomaticamente, de estabelecer conexões como agenciamentos coletivos e do movimento criativo e inventivo como possibilidade para criação de um plano de imanência articulado com os processos de transversalidade (Guattari, 2004), da implicação (Passos; Eirado, 2009) e nos modos de “fazer com” (Alvarez; Passos, 2009).

Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Pesquisa Cartográfica; Devir; Plano de Imanência

Cartographies in becoming: the plan of immanence in educational research

Abstract: The goal of this text is to present the potential of educational research in conjunction with the cartographic methodological design experienced during the course of an academic master's degree in education. The research devices presented throughout this text are articulated with the theoretical perspectives around the philosophy of difference, with emphasis on the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari and, consequently, of becoming and the plan of immanence as affirmative powers from which it becomes possible to bet on a common plane of research, broadening the sense of collective participation. It argues in favor of cartography as an exercise in thinking rhizomatically, of establishing connections as collective agencies and of creative and inventive movement as a possibility for creating a plan of immanence articulated with the processes of transversality (Guattari, 2004), of implication (Passos; Eirado, 2009) and in the ways of "doing with" (Alvarez; Passos, 2009).

Keywords: Research in Education; Cartographic Research; Becoming; Plan of Immanence

Cartografías en devenir: el plano de la inmanencia en la investigación educativa

Resumen: El objetivo de este texto es presentar las potencialidades de la investigación educativa en conjunción con el diseño metodológico cartográfico experimentado en el transcurso de una maestría académica en educación. Los dispositivos de investigación presentados a lo largo de este texto se articulan con las perspectivas teóricas en torno a la filosofía de la diferencia, con énfasis en los estudios de Gilles Deleuze y Félix Guattari y, en consecuencia, del devenir y el plano de la inmanencia como potencias afirmativas desde las cuales se hace posible apostar por un plano común de investigación, ampliando el sentido de participación colectiva. Se aboga por la cartografía como ejercicio de pensamiento rizomático, de establecimiento de conexiones como agencias colectivas y de movimiento creativo e inventivo como posibilidad de creación de un plano de inmanencia articulado con los procesos de transversalidad (Guattari, 2004), de implicación (Passos; Eirado, 2009) y en los modos de "hacer con" (Alvarez; Passos, 2009).

Palabras clave: Investigación Educativa; Investigación Cartográfica; Devenir; Plano de Inmanencia

 

Data de registro: 14/03/2024

Data de aceite: 25/09/2024

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Biografía del autor/a

Josemary da Guarda de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Assistente em Administração na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). E-mail: josemary@ufrb.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7149667587132325. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3818-5912.

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: danielefreire.uesb@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4533758377131599. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1137-736X.

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Publicado

2024-10-30

Cómo citar

DA GUARDA DE SOUZA, J.; FARIAS FREIRE RAIC, D. Cartografias em devir: o plano de imanência nas pesquisas em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–34, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-72766. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/72766. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos