Contemporâneo Fernand Deligny: cartografar entre a educação e o poder psiquiátrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-71994

Palabras clave:

Autismo, Neurodiversidade, Educação, Poder Psiquiátrico, Fernand Deligny

Resumen

Resumo: O ensaio parte da consideração de que a obra de Fernand Deligny (1913-1996) é uma intersecção entre diversas áreas do saber, como a filosofia, a educação, a psicologia, a antropologia e a etologia. Assim, busca formular um Deligny Contemporâneo, uma figura que se constitui a partir do debate público estabelecido em torno das pessoas diagnosticadas com o autismo na contemporaneidade. A partir de uma revisão bibliográfica narrativa, o texto propõe dois caminhos gerais de compreensão sobre a obra do autor, que ainda é bastante desconhecida em território brasileiro: (1) o problema do poder pedagógico-psiquiátrico e de seu efeito sobre a maneira como o autismo passa a ser compreendido; e (2) o problema do topos, das formas de convívio possíveis entre modos de ser verbais e não verbais, que se desdobram em uma discussão sobre o lugar social do autismo.

Palavras-chave: Autismo; Neurodiversidade; Educação; Poder Psiquiátrico; Fernand Deligny.

Contemporary Fernand Deligny: cartographing between education and psychiatric power

Abstract: The essay starts from the consideration that the work of Fernand Deligny (1913-1996) is an intersection between different areas of knowledge, such as philosophy, education, psychology, anthropology, and ethology. Thus, it seeks to formulate a Contemporary Deligny, a figure that is constituted from the public debate established around people diagnosed with Autism in contemporary times. Based on a narrative bibliographic review, the text proposes two general ways of understanding the author's work, which is still largely unknown in Brazilian territory: (1) the problem of pedagogical-psychiatric power and its effect on the way in which autism becomes understood; and (2) the problem of topos, of the forms of possible coexistence between verbal and non-verbal ways of being, which unfold in a discussion about the social place of autism.

Keywords: Autism; Neurodiversity; Education; Psychiatric Power; Fernand Deligny.

Contemporâneo Fernand Deligny: cartografía entre educación y poder psiquiátrico

Resumen: El ensayo parte de la consideración de que la obra de Fernand Deligny (1913-1996) es una intersección entre diferentes áreas del conocimiento, como la filosofía, la educación, la psicología, la antropología y la etología. Se busca así formular un Deligny Contemporáneo, un personaje que se constituye a partir del debate público establecido en torno a las personas diagnosticadas con Autismo en la época contemporánea. A partir de una revisión bibliográfica narrativa, el texto propone dos caminos generales para comprender la obra del autor, aún en gran medida desconocida en el territorio brasileño: (1) el problema del poder pedagógico-psiquiátrico y su efecto en la forma en que se llega a entender el autismo; y (2) el problema del topos, de las formas de coexistencia posible entre modos de ser verbales y no verbales, que se despliegan en una discusión sobre el lugar social del autismo.

Palabras clave: Autismo; Neurodiversidad; Educación; Poder Psiquiátrico; Fernand Deligny.

Data de registro: 04/02/2024

Data de aceite: 25/09/2024

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Biografía del autor/a

Edson Augusto de Souza Neto, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: edson.asnt@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1620682283006709. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5043-9845.

Perolina Souza Teles, Prefeitura Municipal de Aracaju (EMEF).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora em Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). E-mail: perolinasouza@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9614732209870510. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7334-6553.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor em Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: zobolito@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0682121655932961. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5520-5773.

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Publicado

2024-10-10

Cómo citar

SOUZA NETO, E. A. de; TELES, P. S.; ZOBOLI, F. Contemporâneo Fernand Deligny: cartografar entre a educação e o poder psiquiátrico. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–32, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-71994. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/71994. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos