Reflexões sobre a escola a partir da educação moral de Durkheim
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-71970Palabras clave:
Socialização, Moralidade, Educação, Finalidade EducativaResumen
Resumo: Propomos neste artigo uma reflexão sobre a relação entre a educação e a sociedade partindo de Émile Durkheim. Analisamos as prescrições que o sociólogo francês nos fornece sobre a educação moral e sua importância no combate à anomia social. Da mesma forma, ressaltamos como sua reflexão sobre a educação nos permite pensar um circuito de afetos inerente aos processos de socialização. Todos esses elementos nos direcionam à questão central do artigo, qual seja, se teria sentido retomarmos a educação moral tal como nos propõe Durkheim. A fim de respondermos essa questão, analisaremos a maneira como os processos de socialização se efetivam na contemporaneidade e como a educação se insere nesse processo. Essa reflexão nos leva a pensar se devemos ou não nos adequarmos aos valores sociais vigentes, ou se devemos pensar a escola como lugar de resistência. Essa seria a força do pensamento de Durkheim para a educação contemporânea: levar-nos a refletir a finalidade educativa.
Palavras-chave: Socialização; Moralidade; Educação; Finalidade Educativa.
Thoughts on school according to Durkheim's moral education
Abstract: In this paper, we propose a discussion on the relationship between education and society based on Émile Durkheim. We consider the prescriptions that the French sociologist provides regarding moral education and its significance in addressing social anomie. Furthermore, we highlight how his thoughts on education allow us to contemplate a circuit of affections inherent to the socialization processes. All these elements lead us to the central question of the paper: whether it would make sense to revisit moral education as proposed by Durkheim. To answer this question, we will examine how socialization processes are achieved in contemporary society and how education is involved in this process. This reflection will prompt us to consider whether we should adapt to current social values or understand the school as a place of resistance. This underscores the importance of Durkheim's thinking for contemporary education: prompting us to reflect on its purpose.
Keywords: Socialization; Morality; Education; Educational Purpose.
Reflexiones sobre la escuela a partir de la educación moral de Durkheim
Resumen: En este artículo proponemos una reflexión sobre la relación entre la educación y la sociedad a partir de Émile Durkheim. Analizamos las prescripciones que nos da el sociólogo francés sobre la educación moral y su importancia en la lucha contra la anomia social. Del mismo modo, destacamos cómo su reflexión sobre la educación nos permite pensar en un circuito de afectos inherentes a los procesos de socialización. Todos estos elementos nos dirigen a la pregunta central de este artículo, que es si tendría sentido volver a la educación moral tal como la presenta Durkheim. Para responder a esta pregunta, analizaremos la forma en que se dan los procesos de socialización en la época contemporánea y cómo la educación es parte de este proceso. Esta reflexión nos lleva a pensar la escuela como un lugar de resistencia. Ésta sería la fuerza del pensamiento de Durkheim para la educación contemporánea: llevarnos a reflexionar sobre la finalidad educativa.
Palabras clave: Socialización; Moralidad; Educación; Finalidad Educativa.
Data de registro: 02/01/2024
Data de aceite: 30/10/2024
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