A instabilidade da universidade vista à partir das contradições de suas crises

crise da hegemonia, crise de legitimidade e crise institucional

Autores/as

  • Marilúcia de Menezes Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-717

Palabras clave:

hegemonia, legitimidade, Universidade, crise instituiconal

Resumen

Abstract: The article shows the crisis that the University is going through, form three angles of analysis: the “hegemony” crisis, as loss of the university power regarding to the society; the “legitimity” crisis, as loss of the society belief in the solvability character of the institution; and the institutional itself, when, due to the lacks above refered, there is a social request for modifying the structure models of this institution.

Key-Words: Hegemony, Legitimity, University: Institutional crisis.

 

Resumo: O texto mostra a crise pela qual passa a universidade sob os três ângulos de análise: a crise de hegemonia, como perda de poder da universidade com a sociedade; da legitimidade, como perda da crença da sociedade no caráter solucionador da instituição; e da instituição em si, quando, em virtude das falências acima citadas, há pressão social por modificar os modelos estruturais desta instituição.

Palavras-chave: Hegemonia; Legitimidade; Universidade: crise institucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilúcia de Menezes Rodrigues, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professora do Centro Universitário do Triângulo e da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

CUNHA, Luís Antônio. Qual universidade? São Paulo: Cortez, 1989.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989.

FORQUIN, Claude. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. São Paulo: Graal, 1989.

________. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.

SILVA, Tomaz Tadeu. (org.) Teoria educacional em tempos modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SOUZA, Maria Inês Salgado de. Educação e Poder: a nova ordem mundial e seus reflexos na educação- possibilidades e alternativas. Universidade e Sociedade, São Paulo, v. 4, n. 6. P. 107-5, fev., 1994.

Publicado

2008-08-21

Cómo citar

RODRIGUES, M. de M. A instabilidade da universidade vista à partir das contradições de suas crises: crise da hegemonia, crise de legitimidade e crise institucional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 15, n. 29, p. 129–140, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v15n29a2001-717. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/717. Acesso em: 22 nov. 2024.