Horkheimer, o Absoluto e a ambiguidade conceitual da teologia negativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70310

Palabras clave:

Teoria Crítica, Teologia Negativa, Materialismo Dialético, Absoluto

Resumen

Resumo: A obra Eclipse da razão, de Horkheimer, é tensionada por uma ambiguidade conceitual. No texto Meios e Fins, o conceito de razão objetiva tem uma fundamentação metafísica, que é contestada pela análise materialista exposta no texto Sobre o conceito de filosofia. Essa ambiguidade conceitual repercute nas reflexões teológicas tardias de Horkheimer, em que o conceito originalmente metafísico do Absoluto é recepcionado em termos materialistas. Nesse sentido, a teologia negativa postulada por Horkheimer reflete problemas relativos à fundamentação conceitual do materialismo dialético no campo filosófico. O objetivo deste artigo consiste em expor essa ambivalência, e também apontar os problemas conceituais envolvidos na fundamentação filosófica do materialismo dialético. 

Palavras-chave: Teoria Crítica; Teologia Negativa; Materialismo Dialético; Absoluto 

Horkheimer, the Absolute and the conceptual ambiguity of negative theology 

Abstract: Horkheimer's work Eclipse of Reason is tensioned by a conceptual ambiguity. In the text Means and Ends, the concept of objective reason has a metaphysical foundation, which is contested by the materialist analysis exposed in the text On the concept of philosophy. This conceptual ambiguity reverberates in Horkheimer's later theological reflections, in which the originally metaphysical concept of the Absolute is received in materialist terms. In this sense, the negative theology postulated by Horkheimer reflects problems related to the conceptual foundation of dialectical materialism in the philosophical field. The purpose of this article is to expose this ambivalence, and also to point out the conceptual problems involved in the philosophical foundation of dialectical materialism.

Keywords: Critical Theory; Negative Theology; Dialectical Materialism; Absolute 

Horkheimer, el Absoluto y la ambigüedad conceptual de la teología negativa 

Resumen: La obra de Horkheimer Eclipse of Reason está tensionada por una ambigüedad conceptual. En el texto Medios y fines, el concepto de razón objetiva tiene un fundamento metafísico, el cual es contestado por el análisis materialista expuesto en el texto Sobre el concepto de filosofía. Esta ambigüedad conceptual repercute en las reflexiones teológicas posteriores de Horkheimer, en las que el concepto originalmente metafísico del Absoluto se recibe en términos materialistas. En este sentido, la teología negativa postulada por Horkheimer refleja problemas relacionados con la fundamentación conceptual del materialismo dialéctico en el campo filosófico. El propósito de este artículo es exponer esta ambivalencia, y también señalar los problemas conceptuales involucrados en el fundamento filosófico del materialismo dialéctico.

Palabras llave: Teoría Crítica; Teología Negativa; Materialismo Dialéctico; Absoluto.

Data de registro: 01/08/2023

Data de aceite: 24/01/2024

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Biografía del autor/a

Sinésio Ferraz Bueno, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Livre-docente em filosofia da educação pela UNESP. sinesioferraz@yahoo.com.br. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461413357036740 . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3124-4692

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

FERRAZ BUENO, S. Horkheimer, o Absoluto e a ambiguidade conceitual da teologia negativa. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1567–1600, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70310. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Teoria Crítica 100 Anos