Horkheimer, o Absoluto e a ambiguidade conceitual da teologia negativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-70310Palavras-chave:
Teoria Crítica, Teologia Negativa, Materialismo Dialético, AbsolutoResumo
Resumo: A obra Eclipse da razão, de Horkheimer, é tensionada por uma ambiguidade conceitual. No texto Meios e Fins, o conceito de razão objetiva tem uma fundamentação metafísica, que é contestada pela análise materialista exposta no texto Sobre o conceito de filosofia. Essa ambiguidade conceitual repercute nas reflexões teológicas tardias de Horkheimer, em que o conceito originalmente metafísico do Absoluto é recepcionado em termos materialistas. Nesse sentido, a teologia negativa postulada por Horkheimer reflete problemas relativos à fundamentação conceitual do materialismo dialético no campo filosófico. O objetivo deste artigo consiste em expor essa ambivalência, e também apontar os problemas conceituais envolvidos na fundamentação filosófica do materialismo dialético.
Palavras-chave: Teoria Crítica; Teologia Negativa; Materialismo Dialético; Absoluto
Horkheimer, the Absolute and the conceptual ambiguity of negative theology
Abstract: Horkheimer's work Eclipse of Reason is tensioned by a conceptual ambiguity. In the text Means and Ends, the concept of objective reason has a metaphysical foundation, which is contested by the materialist analysis exposed in the text On the concept of philosophy. This conceptual ambiguity reverberates in Horkheimer's later theological reflections, in which the originally metaphysical concept of the Absolute is received in materialist terms. In this sense, the negative theology postulated by Horkheimer reflects problems related to the conceptual foundation of dialectical materialism in the philosophical field. The purpose of this article is to expose this ambivalence, and also to point out the conceptual problems involved in the philosophical foundation of dialectical materialism.
Keywords: Critical Theory; Negative Theology; Dialectical Materialism; Absolute
Horkheimer, el Absoluto y la ambigüedad conceptual de la teología negativa
Resumen: La obra de Horkheimer Eclipse of Reason está tensionada por una ambigüedad conceptual. En el texto Medios y fines, el concepto de razón objetiva tiene un fundamento metafísico, el cual es contestado por el análisis materialista expuesto en el texto Sobre el concepto de filosofía. Esta ambigüedad conceptual repercute en las reflexiones teológicas posteriores de Horkheimer, en las que el concepto originalmente metafísico del Absoluto se recibe en términos materialistas. En este sentido, la teología negativa postulada por Horkheimer refleja problemas relacionados con la fundamentación conceptual del materialismo dialéctico en el campo filosófico. El propósito de este artículo es exponer esta ambivalencia, y también señalar los problemas conceptuales involucrados en el fundamento filosófico del materialismo dialéctico.
Palabras llave: Teoría Crítica; Teología Negativa; Materialismo Dialéctico; Absoluto.
Data de registro: 01/08/2023
Data de aceite: 24/01/2024
Downloads
Referências
ADORNO, T.W. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, T.W. Três estudos sobre Hegel. Tradução: Ulisses Vaccari. São Paulo: Editora Unesp, 2013a.
ADORNO, T.W. Introducción a la dialéctica. Trad.: Mariana Dimópolus. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2013b.
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução: Edson Bini. Bauru: Edipro, 2006.
ARROYO, R.W. O problema ontológico da consciência na mecânica quântica. Maringá: Universidade estadual de Maringá, 2015.
BALSAS, A. Física quântica e realidade. Revista Portuguesa de filosofia, 55, n. 1-2. Braga: Faculdade de Filosofia, 1999. https://doi.org/10.17990/RPF/1999_55_1_0129
HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da fenomenologia do espírito de Hegel. Trad.: Andrei José Vaczi et. al. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.
HEGEL, F. Fenomenologia do Espírito. Trad.: Paulo Menezes. Petrópolis: Vozes, 2002.
HORKHEIMER, M. Teoria Crítica – uma documentação. São Paulo, Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1990.
HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. São Paulo, Editora Unesp, 2015.
HORKHEIMER, M. Anhelo de justicia – teoria crítica y religión. Madrid, Editorial Trotta, 2000.
JAY, M. La imaginación dialéctica. Madrid, Taurus, 1986.
LABORDA, M.P. ¿Tiene la razón algo que decir sobre dios y el problema del mal¿ In: GIL F.S.C. e ALFONSECA, M. (orgs.) 60 preguntas sobre ciencia y fe. Madrid: Stella Maaris, 2016.
LORENTE, A.P. ¿Ha demonstrado la neurociencia que la mente no es más que un surproduto de la materia¿. In: GIL F.S.C. e ALFONSECA, M. (orgs.) 60 preguntas sobre ciencia y fe. Madrid: Stella Maaris, 2016.
LUCKÁCS, G. História e consciência de classe. Trad.: Telma Costa. Rio de Janeiro: Elfos, 1989.
MARCUSE, H. Razão e revolução. Trad.: Marília Barroso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
MARX, K. e ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1999.
TAYLOR, C. Hegel: sistema, método e estrutura. São Paulo, É realizações, 2014.
TOME, L.F. Genesys y concepto en la certeza sensible. Buenos Aires: USAN, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sinésio Bueno Ferraz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.