“Saí da minha zona de conforto pela primeira vez sem perceber” – subjetividade, verdade e cuidado de Si

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68092

Palabras clave:

Subjetividade, Verdade, Cuidado de Si, Educação

Resumen

Resumo: Nas comemorações de 40 anos do curso “Hermenêutica do Sujeito”, somos provocados a pensar a potencialidade dessa obra para colocar sob investigação um problema que as atualiza constantemente: a relação entre a subjetividade, verdade e o cuidado de si. Pois foi respondendo a essa provocação que elegemos uma aula de Filosofia numa escola particular para problematizar essa relação. A aula se desdobrou num trabalho em que os alunos eram desafiados a saírem de suas “zonas de conforto” e, assim, entrarem contato consigo mesmos num trabalho de tomar-se como objetos de investigação e de produção de discursos verdadeiros sobre si mesmos. Um trabalho em especial nos chamou atenção e ele que vamos trazer para explorar essas relações do cuidado de si que se renovam na atualidade.

Palavras-chave: Subjetividade; Verdade; Cuidado de Si; Educação.

“I left my comfort zone for the first time without realizing it” – subjectivity, truth and self-care

Abstract: In the celebrations of 40 years of the course “Hermeneutics of the Subject”, we are provoked to think about the potential of this work to put under investigation a problem that constantly updates them: the relationship between subjectivity, truth and self-care. Because it was in response to this provocation that we chose a Philosophy class in a private school to problematize this relationship. The class unfolded in a work in which students were challenged to leave their “comfort zones” and, thus, get in touch with themselves in a work of taking themselves as objects of investigation and production of true discourses about themselves. One work in particular caught our attention and we are going to bring it to explore these relationships of self-care that are renewed today.

Keywords: Subjectivity; Truth; Self-Care; Education.

“Salí por la primera vez de mi zona de confort sin darme cuenta” – subjetividad, verdad y cuidado de sí

Resumen: En los festejos de los 40 años del curso “Hermenéutica del Sujeto”, nos incita a pensar en las potencialidades de este trabajo para poner en investigación un problema que los actualiza constantemente: la relación entre subjetividad, verdad y cuidado de sí. Porque fue en respuesta a esta provocación que elegimos una clase de Filosofía en una escuela privada para problematizar esta relación. La clase se desenvolvió en un trabajo en el que se desafió a los estudiantes a salir de sus “zonas de confort” y así entrar en contacto consigo mismos en un trabajo de tomarse a sí mismos como objetos de investigación y producción de verdaderos discursos sobre sí mismos. Una obra en particular nos llamó la atención y la vamos a traer para explorar estas relaciones de autocuidado que hoy se renuevan.

Palabra clave: Subjetividad; Verdad; Cuidado de Sí; Educación.

Data de registro: 23/01/2023

Data de aceite: 20/03/2024

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Biografía del autor/a

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: anderson.ferrari@ufjf.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1349390714783997.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5681-0753.

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: roneypolato@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8537816801948657.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6385-9096.

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Publicado

2024-07-19

Cómo citar

FERRARI, A.; POLATO DE CASTRO, R. “Saí da minha zona de conforto pela primeira vez sem perceber” – subjetividade, verdade e cuidado de Si. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68092. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/68092. Acesso em: 30 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos