Filosofia do Ensino de Filosofia: algumas provocações sobre a constituição epistemológica do campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-68024Palabras clave:
Ensino de Filosofia, Ethos filosófico, Campo de conhecimento, Cidadania filosófica, Discurso educacional, Filosofia do Ensino de FilosofiaResumen
Resumo: O presente texto é fruto de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo pôr em cena algumas problematizações sobre o tema do ensino de filosofia como campo de conhecimento. Com amparo nos estudos foucaultianos, especialmente no domínio arqueogenealógico, convida a pensar sobre as relações que estão sendo estabelecidas entre o discurso filosófico e o discurso educacional na construção do saber “ensino de filosofia”. Para isso, a pergunta foucaultiana “como um determinado objeto de saber torna-se campo de conhecimento?” delineia os contornos analíticos sobre a temática em questão. Pretende-se mostrar que certos regimes discursivos produzem o enunciado de um ethos filosófico que tem ocultado da construção epistemológica do campo os saberes oriundos das ciências da educação. A hipótese levantada aponta para a primazia da filosofia e do filósofo como funções- enunciativas que constroem epistemologicamente o campo, as quais parecem dissolver os saberes educacionais em regimes discursivos estritamente filosóficos.
Palavras-chave: ensino de filosofia; ethos filosófico; campo de conhecimento; cidadania filosófica; discurso educacional.
Philosophy of the philosophy teaching: some provocations about the epistemological constitution of the field
Abstract: The present text is the result of a doctor’s degree in progress and aims to highlight some problematization concerning the philosophy teaching theme as field of knowledge. Supported by foucaultians studies, specially the archelogy domain, inviting to think about the relations that are being stablish between the philosophical discourse and the educational discourse in the construction of the “philosophy teaching” knowledge. In this regard, the foucaltian question “how does a certain object of knowledge become a field of knowledge?” determines the analytical contours about the thematic in question. Therefore, this is to demonstrate that certain discursive regimens produce the utterance of an philosophical ethos that has obscured the epistemological construction of the fields of knowledge that are originated from the Science of education. The hypothesis risen points to the philosophy and philosopher primacy as enunciative functions that epistemologically build the field, to which seems to dissolve the educational knowledge in to an strictly philosophical discursive regimen.
Key-words: The philosophy teaching; philosophical ethos; field of knowledge; philosophical citizenry; educational discourse.
Filosofía de la enseñanza de la filosofía: algunas provocaciones sobre la constitución epistemológica del campo
Resumen: El presente texto es el resultado de una investigación doctoral en curso y pretende poner en juego algunas problematizaciones sobre el tema de la enseñanza de la filosofía como campo de conocimiento. Basándose en los estudios foucaultianos, especialmente en el ámbito arqueológico, nos invita a pensar en las relaciones que se establecen entre el discurso filosófico y el discurso educativo en la construcción del conocimiento "enseñanza de la filosofía". Para ello, la pregunta foucaultiana "¿cómo se convierte un determinado objeto de conocimiento en un campo de conocimiento?" perfila los contornos analíticos sobre el tema en cuestión. El objetivo es mostrar que determinados regímenes discursivos producen la enunciación de un ethos filosófico que ha ocultado a la construcción epistemológica del campo los conocimientos procedentes de las ciencias de la educación. La hipótesis planteada apunta a la primacía de la filosofía y del filósofo como funciones enunciativas que construyen epistemológicamente el campo, que parecen disolver el conocimiento educativo en regímenes discursivos estrictamente filosóficos.
Palabras clabe: Enseñanza de la filosofía; ethos filosófico; campo de conocimiento; cuidadanía filosófica; discurso educativo.
Data de registro: 20/01/2023
Data de aceite: 31/07/2024
Descargas
Citas
BOAVIDA, João. Educação Filosófica: sete ensaios. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0185-4
CARVALHO, Alexandre Filordi de. História e Subjetividade no Pensamento de Michel Foucault. 2007. 242 f. Tese (Doutorado em Filosofia)- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France. 20 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010a.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade: Curso no Collège de France (1975 - 1976). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Trad. Luis Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Foucault. In: Ética, Sexualidade, Política. (Org.). Manuel Barros da Mota. Trad. Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Coleção Ditos e Escritos, v. V).
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2002.
GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do Século XX: da crítica ao conceito. EccoS, São Paulo, v. 9, n.2, p.261-284. Jul./dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1083
GELAMO, Rodrigo Pelloso. Ensino de Filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. DOI: https://doi.org/10.7476/9788598605951
OBIOLS, Guillermo. Uma introdução ao ensino da filosofia. Trad. Silvio Gallo. Ijuí: Ed Unijuí, 2002.
PERENCINI, Tiago Brentam. Uma arqueologia do ensino de filosofia no Brasil: formação discursiva na produção acadêmica de 1930 a 1968. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SANABRIA DE ALELUIA, José Roberto. Por que não somos filósofos? Notas genealógicas sobre o ensino da filosofia na Universidade de São Paulo. 141 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2021.
SANABRIA DE ALELUIA, José Roberto. O Ensino de Filosofia no Brasil: Uma Arqueogenealogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. 2014, 137p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2014.
TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Filosofia da Educação: Um estudo sobre a história da disciplina no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
VELASCO, Patrícia Del Nero. Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo. Refilo: Revista Digital do Ensino de Filosofia. Edição Especial. v. 8, p. 4- 7, 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/2448065769947
VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofar e Ensinar a Filosofar: registros do GT da Anpof 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (coleções; 4).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jéssica Erd Ribas, Elisete Medianeira Tomazetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.