Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022

Autores/as

  • Romana Valente Pinho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Educação, Liberdade, Ensino de Filosofia, Pesquisa, Hermenêutica, Políticas de Inclusão Educacional

Resumen

O número 77 do volume 36 da Revista Educação e Filosofia é composto por dezesseis artigos, todos eles dedicados à área da Educação. Apesar disso, o conjunto aqui editado dialoga isolada e/ou concomitantemente não só com as múltiplas facetas teóricas, didáticas, metodológicas e filosóficas do contexto educacional bem como com as temáticas contemporâneas que melhor as orientam, como a discussão do ensino de Filosofia no currículo do ensino médio, a natureza dos dados na pesquisa qualitativa, os fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente, a interseccionalidade e a hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação, a colonialidade no universo social e escolar, a modernidade líquida, o conceito de liberdade e as políticas de inclusão, por exemplo. A plêiade notável de autores citada e abordada pelos artigos também não pode deixar de ser referida, afinal, tratam-se de Paulo Freire, Paul Ricœur, György Lukács, Theodor Adorno, Henri Bergson, Michel Foucault, Zygmunt Bauman, Carson McCullers, Hannah Arendt, entre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Romana Valente Pinho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Membro do Comitê Editorial da Revista Educação e Filosofia. Doutora em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU). E-mail: romavalente@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3433-4095.

Publicado

2023-01-05

Cómo citar

PINHO, R. V. Editorial n. 77 v. 36 maio/ago. 2022. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 653–658, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67898. Acesso em: 1 oct. 2024.

Número

Sección

Editorial