Reflexões sobre aprendizagem significativa, mapas conceituais e ensino de filosofia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67717

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino de Filosofia

Resumen

Resumo: Este artigo procura mostrar como a Teoria dos Mapas Conceituais surge e se apresenta como uma interessante alternativa para o Ensino de Filosofia. O texto faz uma explanação sobre: (i) a Teoria da Aprendizagem Significativa que dá corpo e fundamento aos Mapas Conceituais; (ii) a Teoria dos Mapas Conceituais e os principais elementos que a compõem; (iii) como a Filosofia se encontra com alguns dos pressupostos desenvolvidos pela Teoria dos Mapas Conceituais, apesar das suas particularidades, mostrando um exemplo de mapa conceitual com conceitos filosóficos. Argumenta-se que tal recurso possui uma fundamentação teórica que o aproxima da própria natureza do fazer filosófico, a despeito da pouco explorada relação entre mapeamento conceitual e ensino de Filosofia.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Ensino de Filosofia

Reflections on meaningful learning, concept maps and philosophy teaching

Abstract: This article seeks to show how the Theory of Conceptual Maps emerges and presents itself as an interesting alternative for Teaching Philosophy. The text makes an explanation about: (i) the Theory of Meaningful Learning that gives body and foundation to the Conceptual Maps; (ii) the Theory of Conceptual Maps and the main elements that compose it; (iii) how Philosophy meets some of the assumptions developed by the Theory of Conceptual Maps, despite its particularities, showing an example of a conceptual map with philosophical concepts. It is argued that this resource has a theoretical foundation that brings it closer to the very nature of philosophical doing, despite the little-explored relationship between conceptual mapping and philosophy teaching.

Keywords: Meaningful Learning; Concept Maps; Philosophy Teaching

Reflexiones sobre el aprendizaje significativo, los mapas conceptuales y la enseñanza de la filosofia

Resumen: Este artículo busca mostrar cómo la Teoría de los Mapas Conceptuales surge y se presenta como una interesante alternativa para la Enseñanza de la Filosofía. El texto hace una explicación sobre: (i) la Teoría del Aprendizaje Significativo que da cuerpo y fundamento a los Mapas Conceptuales; (ii) la Teoría de los Mapas Conceptuales y los principales elementos que la componen; (iii) cómo la Filosofía responde a algunos de los supuestos desarrollados por la Teoría de los Mapas Conceptuales, a pesar de sus particularidades, mostrando un ejemplo de mapa conceptual con conceptos filosóficos. Se argumenta que este recurso tiene una fundamentación teórica que lo acerca a la naturaleza misma del hacer filosófico, a pesar de la relación poco explorada entre el mapeo conceptual y la enseñanza de la filosofía.

Palabras clave: Aprendizaje Significativo; Mapas Conceptuales; Enseñanza de Filosofia

Data de registro: 08/12/2022

Data de aceite: 20/03/2024

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Biografía del autor/a

Saulo Moraes de Assis, Instituto Federal da Bahia (IFBA)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor em Instituto Federal da Bahia (IFBA). E-mail: sauloassis@ifba.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3921835765804762. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8568-9836.

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Publicado

2024-07-19

Cómo citar

MORAES DE ASSIS, S. Reflexões sobre aprendizagem significativa, mapas conceituais e ensino de filosofia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 38, p. 1–30, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v38a2024-67717. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67717. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos