Confiança na educação

fundamento para o ato educativo protestante no Brasil

Autores/as

  • Almiro Schulz Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-666

Palabras clave:

Protestantismo, Educação, Confiança

Resumen

Abstract: Protestantism, on being inserted in Brazil, at the end of the later century, has given great confidence on education. It was considered as indispensable to the influence that one intended to exercise on Brazilian society. This conception had its roots in American Liberalism and it was founded on sacred writings. Its approach and education practice was turned to the individual, who has became the center of Protestant educative act. It has given confidence also in an education worried to the use of a modern pedagogy and methodology, in a country where education was precarious. Progress would be reached by means of a protestant culture and education.

Key words: Protestantism; Education; Confidence.

 

Resumo: O Protestantismo ao se inserir no Brasil, no final do século passado e início deste, depositou grande confiança na educação; considerava-a indispensável para a influência que pretendia exercer na sociedade brasileira. Essa sua concepção tem suas raízes no liberalismo norte americano, sendo fundamentada nas Escrituras Sagradas. Sua visão e prática educativa esteve voltada para o indivíduo, que se tornou o centro de seu ato educativo. Confiava também numa educação voltada para o uso de uma pedagogia e metodologia moderna, num país cuja educação era precária; entendia que o progresso seria alcançado através da educação e cultura protestante.

Palavras-chave: Protestantismo; Educação; Confiança.

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Biografía del autor/a

Almiro Schulz, Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)

Professor Adjunto no Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário do Triângulo -UNIT.

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Publicado

2008-08-11

Cómo citar

SCHULZ, A. Confiança na educação : fundamento para o ato educativo protestante no Brasil. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 32, p. 31–62, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-666. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/666. Acesso em: 22 dic. 2024.