Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66251

Palabras clave:

Lacan, Psicanálise, Sofistica, Trabalho Docente

Resumen

Resumo: Este artigo busca obter contribuições de Jacques Lacan para a educação, não em aspectos técnicos e metodológicos, mas no que se refere à constituição da subjetividade dos professores. A primeira seção analisa as reflexões lacanianas sobre a linguagem, assumindo seu vínculo com a Sofística, de um lado, seu distanciamento ante as teorizações de Aristóteles, de outro, e adotando Montaigne como intermediário para dialogar com Lacan. A segunda seção assume Freud como ponto de partida para entender o conceito lacaniano de angústia, visando revelar seu potencial criativo mediante a noção de sublimação. O artigo propõe a performance como linguagem artística capaz de atuar sobre a subjetividade dos professores, o que só pode ser realizado com a adoção de uma pedagogia disposta a romper com os parâmetros vigentes na atualidade, cuja inclinação mercantilista faz da educação uma ferramenta voltada à inserção dos estudantes no mercado e vê os educadores como peças de uma engrenagem sem poder de decisão sobre si mesmos.

Palavras-chaves: Lacan; Psicanálise; Sofística; Trabalho Docente

Performance as logos-pharmakon: Lacan for teachers

Abstract: This article seeks to draw contributions from Jacques Lacan to education, not in technical and methodological aspects, but in terms of the constitution of teachers’ subjectivity. The first section analyzes Lacan’s reflections on language, assuming firstly its link with Sophistry, secondly its distance from Aristotle’s theories and finally adopting Montaigne as an intermediary to dialogue with Lacan. The second section takes Freud as a starting point to understand the Lacanian concept of anguish, aiming to reveal its creative potential through the notion of sublimation. The article proposes performance as an artistic language capable of acting on the subjectivity of teachers, something that can only be achieved with the adoption of a pedagogy that breaks up with the parameters in force today, which tend towards mercantilism in making education a tool aimed at the insertion of students in the market and in seeing educators as cogs in a gear with no decision-making power over themselves.

Keywords: Lacan; Psychoanalysis; Sophistry; Teaching Work

Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

Resumen: Este artículo busca obtener aportes de Jacques Lacan a la educación, no en aspectos técnicos y metodológicos, sino en cuanto a la constitución de la subjetividad de los docentes. El primer apartado analiza las reflexiones de Lacan sobre el lenguaje, asumiendo su vinculación con la Sofística, por un lado, su alejamiento de las teorías aristotélicas, por otro, y adoptando a Montaigne como intermediario para dialogar con Lacan. La segunda sección toma a Freud como punto de partida para comprender el concepto lacaniano de angustia, con el objetivo de revelar su potencial creativo a través de la noción de sublimación. El artículo propone la performance como un lenguaje artístico capaz de actuar sobre la subjetividad de los docentes, lo que sólo puede hacerse con la adopción de una pedagogía dispuesta a romper con los parámetros vigentes hoy, cuya inclinación mercantilista hace de la educación una herramienta dirigida a la inserción de estudiantes en el mercado y ve a los educadores como engranajes sin poder de decisión sobre sí mismos.

Palabras clave: Lacan; Psicoanálisis; Sofistería; Trabajo Docente

Data de registro: 06/07/2022

Data de aceite: 22/03/2023

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Horacio Héctor Mercau, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filosofía. Universidad Nacional de La Plata (UNLP). E-mail: horacio.mercau@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5696091525782249. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8854-2204.

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo (USP)

Citas

AGOSTINHO. A instrução dos catecúmenos: teoria e prática da catequese. Tradução Maria da Glória Novak. Petrópolis: Vozes, 1973.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.

ARISTÓTELES. Analíticos anteriores. In: ARISTÓTELES. Órganon. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2005a.

ARISTÓTELES. Categorias. In: ARISTÓTELES. Órganon. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2005b.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2006.

BÊNIA, Raquel Ghetti Macedo; CELES, Luiz Augusto Monnerat; CHATELARD, Daniela Scheinkman. O afeto “angústia” em Freud e em Lacan: discussões para a clínica psicanalítica atual. Cadernos de Psicanálise, Rio de Janeiro, v. 38, n. 34, p. 47-59, jan./jun. 2016.

BORGES, Thiago. O corpo na performance e a dialética sujeito-objeto: com Adorno e Lacan. Artefilosofia, Ouro Preto, Ed. Especial, p. 289-303, dez. 2020.

CASSIN, Barbara. Jacques, o sofista: Lacan, logos e psicanálise. Tradução Yolanda Vilela. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CARNIEL, Flávia Rocha; CUNHA, Marcus Vinicius. Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne. Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 42-54, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978.

CESAROTTO, Oscar; LEITE, Márcio Peter de Souza. Jacques Lacan: uma biografia intelectual. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2010.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2019.

COMÉNIO, João Amós. Didáctica magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. 3. ed. Tradução Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010.

CRICK, Nathan. Compor a vontade de poder: John Dewey sobre a educação retórica para uma democracia radical. Educação e Cultura Contemporânea, v.12, n. 28, p. 164-183, 2015.

CUNHA, Marcus Vinicius. Experiência e afeto em Dewey: uma conexão orgânica. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, p. 253-265, 2015. DOI: https://doi.org/10.22195/2447-5246v20n220152930.

DEWEY, John. Affective thought. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works. v. 2: 1925-1927. 2. ed. Electronic Edition, 2003. p. 105-111.

DEWEY, John. Unmodern philosophy and modern philosophy. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University, 2012.

DUPRÉEL, Eugène. Les Sophistes: Protagoras, Gorgias, Prodicus, Hippias. Neuchatel Éditions du Griffon, 1948.

FREUD, Sigmund. Parapraxias. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira. v. 15. Tradução Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 27-101.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. v. 18. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 13-122.

FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e angústia. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. v. 17. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014a. p. 13-123.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas. v. 17. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014b. p. 231-301.

FUKS, Betty Bernardo. Notas sobre o conceito de angústia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2001.

GÓRGIAS. Testemunhos e fragmentos. Tradução Manuel Barbosa e Inês de Ornellas e Castro. Lisboa: Colibri, 1993.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: mais, ainda. 2. ed. Tradução M. D. Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

LACAN, Jacques. Discurso de Roma. In: LACAN, Jacques. Outros escritos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 139-172.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 10: a angústia. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 23: o sinthoma. Tradução Sergio Laia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Doutrinas pedagógicas, máquinas produtoras de litígios. Marília: Poiesis, 2008.

MERCAU, Horacio Héctor. Democracia criativa e retórica das emoções em Dewey. Educação & Sociedade, Campinas, v. 43, e252813, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/es.252813.

MILLER, Jacques-Alain. Percurso de Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

MILLER, Jacques-Alain. La angustia lacaniana. Buenos Aires: Paidos, 2013

MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

NIETZSCHE, Friedrich W. Acerca da verdade e da mentira. In: NIETZSCHE, Friedrich W. Acerca da verdade e da mentira. O anticristo. Tradução Heloisa da Graça Burati. São Paulo: Rideel, 2005.

PISETTA, Maria Angélica Augusto de Mello. Considerações sobre as teorias da angústia em Freud. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 28, n. 2, p. 404-417, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000200014

POULAKOS, John. Sophistical rhetoric in Classical Greece. Columbia: University of South Carolina, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/358732.

ROUDINESCO, Elisabeth. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SAFATLE, Vladimir. Estética do real: pulsão e sublimação na reflexão lacaniana sobre as artes. In: IANNINI, Gilson; ROCHA, Guilherme Massara; PINTO, Jeferson Machado; SAFATLE, Vladimir. (Orgs.). O tempo, o objeto e o avesso. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 113-136.

SAFATLE, Vladimir. Introdução a Jacques Lacan. 4. ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2018.

SALES, Camila Ferreira. A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia). 131 f. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SALES, Camila Ferreira; ROCHA, Guilherme Massara. Repetição e contingência na clínica da psicanálise e na arte da performance. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 189-202, jan./abr. 2019.

SILVA, Maria da Glória Vianna Amorim. Encontros e desencontros entre Psicanálise e Linguística: a presença de Jacques Lacan. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). 133 f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SILVA, Tatiane. Análise retórica da influência sofista no discurso filosófico e educacional de John Dewey. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar). 178 f. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2017.

SILVA, Tatiane; CRICK, Nathan. O movimento dos secundaristas brasileiros e o momento sofístico: uma nova história começa a ser contada. Educação e Filosofia, Uberlândia, p. 901-932, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-49974.

ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Publicado

2023-12-12

Cómo citar

MERCAU, H. H.; CUNHA, M. V. Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 80, p. 955–978, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66251. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos