Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173

Palabras clave:

Educação, Ensino, Formação Docente

Resumen

Resumo: Este artigo, escrito na forma de um ensaio, tem como objetivo traçar uma discussão a respeito de um binômio particular ao magistério: ofício ou vocação. Nossa pergunta chave é: seria a docência um exercício de vocação, baseado no dom de ensinar e no apreço pelas pessoas? Por meio de três princípios da e para a docência, produzimos um diálogo articulado entre as premissas mais gerais a respeito do trabalho docente e as reflexões originadas da experiência cotidiana como professores formadores. Ao final, esperamos destacar a complexidade da profissão que é ofício e vocação.

Palavras-chave: Educação; Formação Docente; Ensino

Delving into meanings of teaching from three principles

Abstract: This paper, written as an essay, aims to outline a discussion about a particular binomial to the teaching profession: profession or calling. Our key question is: would teaching be an exercise of vocation, based on the gift of teaching and appreciation for people? Through three principles of and for teaching, we produced an articulated dialogue between the most general premises regarding teaching work and the reflections originated from the daily experience as teacher educators. In the end, we hope to highlight the complexity of the profession that is both profession and calling.

Keywords: Education; Teacher Education; Teaching

Profundizando en significados de la enseñanza desde tres principios

Resumen: Este artículo, escrito en forma de ensayo, tiene como objetivo esbozar una discusión sobre un binomio particular a la profesión docente: oficio o vocación. Nuestra pregunta clave es: ¿sería la docencia un ejercicio de vocación, basado en el don de la enseñanza y el aprecio por las personas? A través de tres principios de y para la docencia, producimos un diálogo articulado entre los presupuestos más generales en torno al trabajo docente y las reflexiones originadas desde la experiencia cotidiana como formadores de docentes. Al final, esperamos resaltar la complejidad de la profesión que es a la vez oficio y vocación.

Palabras clave: Educación; Formación de Profesores; Enseñanza

Data de registro: 29/06/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8293044394759438. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: osmarhelio@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0422935292610713. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3396-8205.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (DCH/UFERSA). E-mail: emerson.medeiros@ufersa.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5799425932852626. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3988-3915.

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Publicado

2023-12-12

Cómo citar

FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de. Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 80, p. 875–898, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66173. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66173. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Docência - ofício ou vocação?