Representações sociais de professores da educação básica sobre leitura e escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66172

Palabras clave:

Teoria das Representações Sociais, Ensino Fundamental, Professores, Leitura e Escrita

Resumen

Resumo: Fundamentamos o presente texto nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1925-2014). Traçamos como objetivo investigar as representações sociais (RS) de professores sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita de estudantes de nonos anos do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos pesquisa de campo do tipo qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com dezesseis professores de duas escolas públicas, um de cada disciplina das oito que compõem o currículo escolar das turmas mencionadas. Organizamos e discutimos os dados da investigação em oito categorias semânticas de análise, assim como propõe Bardin (2016). De forma geral, as RS dos docentes entrevistados mostram que a maioria de seus alunos não apresenta gosto e assiduidade por práticas de leitura e escrita, que lê pouco e quando o fazem é, basicamente, para cumprir solicitações de atividades avaliativas. Por outro lado, os docentes ao serem questionados sobre seus próprios gostos e proficiência em Língua Portuguesa, um número considerável deles representou seus limites e dificuldades por essas atividades. Referiram também a respeito da ausência de reflexões e estudos dessa temática nos cursos de formação continuada.

Palavras-chave: Teoria das Representações Sociais; Leitura e escrita; Ensino Fundamental; Professores

Social representations of basic education teachers about reading and writing

Abstract: We base this text on the assumptions of the Theory of Social Representations (TSR), by Serge Moscovici (1925-2014). We set out as an objective to investigate the social representations (SR) of teachers about teaching and learning reading and writing in ninth grade students. For this, we carried out a qualitative field research, through semi-structured interviews with sixteen teachers from two public schools, one from each of the eight subjects that make up the school curriculum of the mentioned classes. We organize and discuss research data into eight semantic categories of analysis, as proposed by Bardin (2016). In general, the SR of the interviewed teachers show that most of their students do not have a taste for and assiduity in reading and writing practices, that they read little and when they do, it is basically to fulfill requests for assessment activities. On the other hand, when teachers were asked about their own tastes and proficiency in Portuguese, a considerable number of them represented their limits and difficulties for these activities. They also referred to the lack of reflections and studies on this topic in continuing education courses.

Keywords: Social Representations Theory; Reading and Writing; Elementary School; Teachers

Representaciones sociales de los profesores de educación básica sobre lectura y escritura

Resumen: Basamos este texto en las premisas de la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), de Serge Moscovici (1925-2014). Nos propusimos investigar las representaciones sociales (RS) de los docentes sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lectura y la escritura por parte de los estudiantes de noveno grado de la escuela primaria. Para ello, se realizó una investigación de campo cualitativa, a través de entrevistas semiestructuradas con dieciséis profesores de dos escuelas públicas, una de cada asignatura de las ocho que conforman el currículo escolar de las clases mencionadas. Organizamos y discutimos los datos de la investigación en ocho categorías semánticas de análisis, según lo propuesto por Bardin (2016). En general, las RS de los docentes entrevistados muestran que la mayoría de sus alumnos no tienen gusto y asistencia para las prácticas de lectura y escritura, que leen poco y cuando lo hacen es básicamente para atender solicitudes de actividades evaluativas. Por otro lado, cuando se preguntó a los profesores sobre sus propios gustos y dominio del portugués, un número considerable de ellos representó sus límites y dificultades debido a estas actividades. También se refirieron a la ausencia de reflexiones y estudios sobre este tema en los cursos de educación continua.

Palabras clave: Teoría de las Representaciones Sociales; Leyendo y escribiendo; Enseñanza Fundamental; Profesores

 

Data de registro: 29/06/2022

Data de aceite: 26/10/2022

 

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Biografía del autor/a

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E-mail: luvernaschi@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6822009557280268. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1356-537X.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: solangefry@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5273356754482937. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7666-7253.

Alexandre Shigunov Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: shigunov.ifsp.edu@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2483926168399899. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0633-5237.

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Publicado

2023-12-12

Cómo citar

OLIVEIRA, L. V. de; YAEGASHI, S. F. R.; NETO, A. S. Representações sociais de professores da educação básica sobre leitura e escrita. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 80, p. 845–874, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66172. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66172. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Docência - ofício ou vocação?