Docência crítica: uma práxis que constrói vocações
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n80a2017-66169Palabras clave:
Vocação, Docência Crítica, Práxis PedagógicaResumen
Resumo: A história e a multidimensionalidade da docência oportunizam diferentes compreensões sobre sua gênese e desenvolvimento. As inúmeras contradições que configuram o ato pedagógico, podem ser consideradas como um dos elementos que dificultam explicar a docência de maneira linear e simplificada. Neste complexo contexto, questiona-se como a práxis pedagógica pode produzir condições de compromisso social e político com a docência, em substituição ao conceito de vocação? Para responder à esta questão, desenvolveu-se pesquisa crítico bibliográfica a partir do aporte teórico de Freire (1993, 1996), Nóvoa (2003) e Franco (2008, 2012, 2016), buscando consolidar a ideia de que ao desenvolver a docência na perspectiva crítica, esta práxis vai vocacionando o professor ao exercício da docência cada vez mais comprometida socialmente e com os ideais de humanização que a caracterizam.
Palavras-chave: Docência Crítica; Vocação; Práxis Pedagógica
Critical teaching: a praxis that built vocations
Abstract: The history and multidimensionality of teaching provide oppotunities for different understandings about it’s genesis and development. The numerous contradictions that shape the pedagogical act can be considered as one of the elements that maked difficult the explain teaching in a linear and simplified way. In this complex context, one wonder how pedagogical praxiscan produce conditions of social and political commitment to teaching, replacing the concept of vocation? To answer this question, a critical bibliographic research was developed based on the theoretical contribution of Freire (1993, 1996), Nóvoa (2003) and Franco (2008, 2012, 2016), seeking to consolidate the idea that When developing teaching in from a critical perspective, this práxis will lead the teacher to the exercise of teaching that is increasingly socially committed and with the ideals of humanization that charactize it.
Keywords: Critical Teaching; Vocation; Pedagogical Práxis
La enseñanza crítica: una praxis que construyó vocaciones
Resumen: La historia y la multidimensionalidad de la enseñanza brindan diferentes entendimientos sobre su génesis y su desarrollo. Las innumerables contradicciones que configuran el acto pedagógico pueden considerarse como uno de los elementos que dificultan la explicación de la docencia de forma lineal y simplificada. En este contexto complejo, uno se pregunta cómo la praxis pedagógica puede producir condiciones de compromiso social y político con la enseñanza, reemplazando el concepto de vocación. Para responder a esta pregunta, se desarrolló una investigación bibliográfica crítica basada en el aporte teórico de Freire (1993, 1996), Nóvoa (2003) y Franco (2008, 2012, 2016), buscando consolidar la idea de que al desarrollar la docencia desde una perspectiva crítica, esta praxis conducirá al docente al ejercicio de una enseñanza cada vez más comprometida socialmente y con los ideales de humanización que la caracterizan.
Palabras claves: Enseñanza Crítica; Vocación; Praxis Pedagógica
Data de registro: 29/06/2022
Data de aceite:26/10/2022
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2004.
CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. O estatuto epistemológico da pedagogia e o conceito de campo em Bourdieu, 2006.
FARIA FILHO, Luciano Mendes . Da vocação, ou do indizível da docência. Pensar a educação. Um jornal para a educação brasileira. 2017. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeduca. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35361.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia: entre resistências e insistências. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 161-173, mai./ago. 2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Vozes, 1993.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1999, p. 13-34.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1983.
XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 59, out.-dez. p. 827-849, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Amélia Santoro Franco, Daniella Gardini Scalet
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.