A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514

Palabras clave:

Universidade, Política, Investigação, Pedagogia

Resumen

Resumo: O ensaio, em jeito de crítica/crítica, procura olhar para a Universidade na sua dimensão político-organizacional. Através de uma reflexão interpretativa, apoiada na constatação empírica e na literatura — uma metodologia que sai dos cânones de uma metodologia científica de investigação —, tenta “escavar” a Universidade e mostrar dois tipos de homo-politicus que nela existem: o “homo-violentus” (o homem — “violento”) e o “homo-sabius” (o homem — “sábio”). Esses dois tipos de homos (por certo, existem outros tipos) então “encarnados” nos decisores, gestores, professores, investigadores, estudantes etc. Desses dois tipos de homos vamos ter formas de intervenção política, cultural, científico/investigativa, educativo/pedagógico e humana diferenciadas — nas expressões informação, conhecimento, sabedoria — e, com elas, consequentes implicações na missão da própria Universidade.

Palavras–Chave: Universidade; Política; Investigação; Pedagogia

The University and the “homo sabius”. Criticism/Criticism

Abstract: The essay, in the form of criticism/criticism, seeks to look at the University in its political-organizational dimension. Through an interpretative reflection, supported by empirical evidence and literature — a methodology that departs from the canons of a scientific research methodology — it tries to “dig” the University and show two types of homo-politicus that exist in it: the “homo-violentus” (man — “violent”) and “homo-sabius” (man — “wise”). These two types of homos (of course, there are other types) then “incarnated” in decision-makers, managers, teachers, researchers, students etc. From these two types of homos we will have differentiated forms of political, cultural, scientific/investigative, educational/pedagogical and human intervention — in terms of information, knowledge, wisdom — and, with them, consequent implications for the mission of the University itself.

Key Words: University; Policy; Investigation; Pedagogy

La Universidad y el “homo sabius”. Crítica / Crítica

Resumen: El ensayo, en forma de crítica/crítica, busca mirar a la Universidad en su dimensión político-organizativa. A través de una reflexión interpretativa, apoyada en la evidencia empírica y la literatura — metodología que se aparta de los cánones de una metodología de investigación científica — se intenta “cavar” en la Universidad y mostrar dos tipos de homo-políticos que existen en ella: el “homo-político”. violento” (hombre — “violento”) y “homo-sabius” (hombre — “sabio”). Estos dos tipos de homos (claro que hay otros tipos) luego se “encarnan” en decisores, directivos, docentes, investigadores, estudiantes etc. De estos dos tipos de homos tendremos formas diferenciadas de intervención política, cultural, científico/investigadora, educativa/pedagógica y humana — en términos de información, conocimiento, sabiduría — y, con ellas, las consecuentes implicaciones para la propia misión de la Universidad.

Palabras Clave: Universidad; Política; Investigación; Pedagogía

Data de registro: 26/04/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

António Camilo Teles Nascimento Cunha, Universidade do Minho (UMinho)

Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UMinho). Professor Auxiliar com Agregação da Universidade do Minho (UMinho). E-mail: camilo@ie.uminho.pt. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2920977523340939. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9652-9870.

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

CUNHA, A. C. T. N. A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/Crítica. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1389–1415, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65514. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65514. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos