Grito. Gaguejo. Silêncio. (modos de re-existir na docência)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65508

Palabras clave:

Grito, Gaguejo, Silêncio, Voz docente

Resumen

Resumo: O texto é um exercício de pensamento, a partir de textos filosóficos e de experiências vivenciadas por seu autor e sua autora, sobre a voz docente e os lugares por ela ocupados, com base em três de suas expressões que, aqui, funcionam como figuras analíticas: o grito, o gaguejo e o silêncio. Elas são tomadas a partir de sua força acontecimental e não individualizante, apontando para as forças do fora deleuziano em seu encontro com a ação docente e em suas possibilidades de criação. Com tais motes vislumbram-se, ao longo do texto, gestos que narram e se propõem a ampliar reflexões sobre uma experiência de docência que, ao resistir à captura, aponta para a re-existência dos próprios professores, e para outros modos de gritar, gaguejar e silenciar.

Palavras-chave: Grito. Gaguejo. Silêncio. Voz docente.

Shout. Stutter. Silence. Ways of re-existing in teaching

Abstract: This text is an analytical exercise about the teaching voice and the places it occupies, based on philosophical texts and experiences lived by its authors. Three of this voice expressions function here as analytical figures: the shout, the stutter and the silence. They are taken from their event-based and non-individualizing force, pointing to the powers of the Deleuzian outside in their encounter with the teaching action and in their possibilities of creation. Gestures that narrate and propose to expand reflections on a teaching experience can be glimpsed throughout the text. They are based on a way of teaching experience that, by resisting capture, points to the re-existence of the teachers themselves, and to other ways of shouting, stuttering and silencing.

Keywords: Scream. Stutter. Silence. Teachers voice.

Grito. Tartamudeo. Silencio. Modos de reexistir en la docencia

Resumen: El texto es un ejercicio de reflexión, a partir de textos filosóficos y experiencias vividas por sus autores, sobre la voz docente y los lugares que ocupa a partir de tres de sus expresiones que, aquí, funcionan como figuras analíticas: el grito, el tartamudeo y el silencio. Tales expresiones son analizadas desde su fuerza acontecimiental y no individualizadora, y apuntan a las fuerzas del “afuera” deleuziano en su encuentro con la acción docente y en sus posibilidades de creación. Desde ahí se vislumbran a lo largo del texto gestos que narran y proponen ampliar reflexiones sobre una experiencia docente, que, al resistirse a la captura, apunta a la reexistencia de los propios docentes, y a otras formas de gritar, tartamudear y silenciar.

Data de registro: 25/04/2022

Data de aceite: 26/10/2022

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Biografía del autor/a

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: andreb.ufrj@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5057082184074025. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9773-4734.

Teresa Nico Rego Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação e Sociedade na Universidad de Sevilla (US). Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: teresanrgoncalves@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9101792815651430. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0573-1454.

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Publicado

2022-12-15

Cómo citar

BOCCHETTI, A.; GONÇALVES, T. N. R. Grito. Gaguejo. Silêncio. (modos de re-existir na docência). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1417–1447, 2022. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-65508. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65508. Acesso em: 7 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos