Os estudos estéticos de Benedetto Croce na cena brasileira, em comemoração ao jubileu de seu falecimento

Autores/as

  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-631

Palabras clave:

Filosofia, Benedetto Croce, Teoria literária, Filosofia da arte

Resumen

A atividade filosófica no Brasil tornou-se realidade efetiva partir do terceiro decênio do novecentos. Em breves palavras, a filosofia no setecentos foi praticada pelos jesuítas em seus colégios, com uma única finalidade de formação de quadros para o trabalho pastoral no Brasil colonial. O oitocentos foi preenchido pelas expectativas de modernização da sociedade brasileira com a introdução da doutrina positivista. Somente com a criação da primeira universidade, a Universidade de São Paulo, na cidade do mesmo nome, no final do terceiro decênio e com o processo de urbanização iniciado na mesma época, é que começou o estágio de emancipação da cultura brasileira. Esse período coincide com as visitas das missões culturais francesas para o desenvolvimento da Universidade brasileira. Contudo, a influência francesa não foi a única. No campo filosófico, a contribuição francesa teve caráter metodológico e estimulou o trabalho aplicado à história da filosofia. No âmbito dos estudos estéticos e literários é notável a adesão dos estudiosos brasileiros à cultura italiana; uma cultura, que graças ao movimento de imigração, penetrava na vida brasileira para se efetivar como traço marcante da formação cultural do Brasil contemporâneo. [...]

Palavras-chave: Filosofia; Benedetto Croce; Teoria literária; Filosofia da arte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia; Coordenador do Grupo de Estudo da Filosofia de G. Vico.

Citas

BOSI, A. O outro Pirandello. In: Céu, inferno. Ensaios de crítica literária e ideológica, São Paulo: Editora Ática, 1988.

_____. Reflexões sobre a arte, São Paulo: Editora Ática, 1999.

_____. A estética de Benedetto Croce: um pensamento de distinções e mediações. In: CROCE, B. Breviário de Estética. São Paulo: Editora Ática, 1997.

_____. Dialética da colonização. 4.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GALEFFI, R. A autonomia da arte na estética de Benedetto Croce, Coimbra: Atlântida Editora, 1966.

MELLO E SOUZA, A. C. de. O destino das palavras no poema. In:

_____. O estudo analítico do poema, São Paulo: Humanitas Publicações, 1996.

_____. Literatura e Sociedade, São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.

RICCI, A., CESAR G. & ROHDEN, V. Benedetto Croce, Porto Alegre: Edições da Faculdade de Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1966.

Publicado

2008-07-17

Cómo citar

GUIDO, H. A. de O. Os estudos estéticos de Benedetto Croce na cena brasileira, em comemoração ao jubileu de seu falecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 17, n. 33, p. 171–183, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v17n33a2003-631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/631. Acesso em: 8 nov. 2024.