Reflexões sobre a arte e educação

a história, a filosofia, a sociedade...

Autores/as

  • Sueli Soares dos santos Batista Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-599

Palabras clave:

Teoria Crítica, Arte e Educação, Arte e Sociedade, Indústria Cultural, Currículo

Resumen

A utilização da arte para fins pedagógicos passa, necessariamente, pelas ambiguidades entre arte e sociedade. A legitimidade e eficácia dessa utilização exige muito mais do que uma boa vontade iluminista. O educador que vê na arte potencialidades críticas, depara-se com contradições que não podem ser resolvidas com um aperfeiçoamento didático. O presente artigo objetiva apresentar a necessidade de considerar a filosofia e a história nas iniciativas que visam introduzir de maneira efetiva a arte nas propostas educacionais.

Palavras-chave: Teoria Crítica; Arte e Educação; Arte e Sociedade; Indústria Cultural; Currículo.

Abstract: The use of art for pedagogical purposes necessarily passes through the ambiguity lying between art and society. The legitimacy and efficacy of this usage demands much more than illuminist goodwill. The educator Who devises potentiality in art has also to face contradictions that cannot solved by a didactical enhancement. This paper discusses the necessity of considering philosophy and history in the initiatives aiming the effective introduction of art in educational proposals.

Keywords: Critical Theory; Art and Education; Art and Society; Cultural Industry Curriculum.

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Biografía del autor/a

Sueli Soares dos santos Batista, Universidade de São Paulo (USP).

Mestre e Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Instituto de Psicologia da USP.

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Publicado

2008-07-10

Cómo citar

BATISTA, S. S. dos santos. Reflexões sobre a arte e educação: a história, a filosofia, a sociedade... Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 365–380, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-599. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/599. Acesso em: 22 jul. 2024.