Um precursor do manifesto educação nova
as contribuições de Cardos pioneiros daneiro Leão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-598Palabras clave:
Instituições educacionais, Pensamento pedagógico, Carneiro LeãoResumen
Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa sobre as propostas educacionais de Carneiro Leão (1887-1966). Este educador, nas primeiras décadas do século XX, dedicou-se a causa educacional apresentando uma proposta de educação popular. Acredita-se que suas ideias contribuíram para a elaboração do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Para conformar a veracidade desta afirmação realizou-se uma comparação entre as ideias contidas no citado Manifesto e as ideias de Leão, expressas nos livros O brasil e a Educação Popular (1916) e Problemas de Educação (1918). Pode-se afirmar que apesar da proximidade das ideias de Leão e do Manifesto, existem dois pontos em discordância, uma quanto a questão da laicidade e outra quanto a centralização do ensino pelo Estado. Sabe-se ainda que Carneiro Leão não assinou o citado documento. A partir de uma carta de Fernando Azevedo (1894-1974) dirigida a Anísio Teixeira (1900-1971), em 1932, levantou-se hipóteses a respeito da não assinatura de Leão no Manifesto dos Pioneiros.
Palavras-chave: Instituições educacionais, Pensamento pedagógico; Carneiro Leão.
Abstract: This paper was based on a research of the education propositions of Carneiro Leão. During the early XX Century, this educator dedicated his activities to the education cause, presenting a proposal for popular education. It is believed that the ideas of Carneiro Leão contributed to the elaboration of the Manifest of the New Education Pioneers (-1932). With purpose to check the veracity and to confirm this though, we made some comparisons of the ideas of the cited Manifest and Leão's own ideas, published in the books: Brazil and Popular Education (O Brasil e a Educação Popular; 1916) and the Problems of Education (Problemas de Educação; 1918). We can confirm that besides de proximity of Leão's own ideas and those of the manifest, there are two discordant aspects. The first is the secular issue and the second is the teaching centralization bv the state. In addition, it is known that Carneiro Leão did not sign the manifest. Based on a letter of Fernando Azevedo (1894-1974) sent to Anísio Teixeira in 1932, the hypothesis that Carneiro Leão had not signed the Pioneers Manifest came up.
Keywords: Education institutions; pedagogical thought; Carneiro Leão.
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