O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação a distância da faculdade de educação da Universidade Federal de Uberlândia / UFU - 2000/2003

Autores/as

  • Mara Rúbia Alves Marques Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Juliene Silva Vasconcelos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-597

Palabras clave:

Educação a Distância, Formação de Professores, Pedagogo

Resumen

Este artigo é resultado de pesquisa sobre a inserção da Faculdade de Educaçaõ em projetos de Educação a Distância desenvolvidos na UFU, com o objetivo de analisar a atuação do pedagogo nos referidos projetos. Para tanto, a pesquisa constou de estudos bibliográficos sobre a EAD, de análises documentais acerca dos programas e da coleta de dados junto aos professores, por meio de entrevistas semiestruturadas, com vistas ao reconhecimento dos professores quanto às motivações de seu envolvimento e às percepções sobre a EAD, à função e atuação do Pedagogo nos programas, às condições de atuação dos Pedagogos egressos e às perspectivas da FACED no âmbito da EAD, sendo que os sujeitos da pesquisa são os professores da FACED envolvidos em pelo menos um dos referidos projetos. O artigo está assim estruturado: 1. Características da Modalidade de EAD; 2. O PROCAP, o CERRADO e o VEREDAS: referências histórico-institucionais; 3. A EAD na FACED: ações, percepções e perspectivas.

Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de Professores; Pedagogo.

 

Abstract: This article is the result of a research about the participation of “Faculdade de Educacão" in projects of distance's education developed at UFU, that the objects mentioned. For this, the research had bibliography studies about distance's education, document's analyses about programs and data's collection together the teachers, with interviens and analyses of the recognition in the motivate of their involving and the perceptions about distance's education at the function and pedagogo's acting, at the conditions of the pedagogues acting when they are graduate and the perspectives of the "Faculdade de Educação" about distance's education, being that the research subjects are the "FACED" teachers, involved in projects mentioned. The article has the next structives: 1. Characteristics of the distance's education kind; 2. The PROC AP, the CERRADO and VEREDAS: references of history and institution; 3. "distance's education" in the Faculdade de Educação, actions, perceptions and perspectives.

Keywords: distance's education, teacher's graduating, pedagogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Rúbia Alves Marques, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora Doutora do Curso de Pedagogia e do Curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Juliene Silva Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Aluna do 4° ano do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Citas

BRASIL. Decreto - Lei n° 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da LDB n.0 9394/96.

BRASIL. Lei n.0 9394, de 20 de dezembro de 1996, título VII (Das Disposições Cerais), art. 80, parágrafos 1° ao 4°, incisos I ao III.

MACHIAVELLI, N. O Príncipe Trad. Lívio Xavier. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s/d, 226 p.

MARQUES, Mara R. A. A universidade, o Procap e a dialética da (des) qualificação. Correio. Uberlândia, 15 fev. c. A, p.6.

_______. Um fino tecido de muitos fios... mudança social e reforma educacional ('111 Minas Gerais. Universidade Metodista de Piracicaba, 2000 Tese de doutorado, 247p.

MORAES, Maria C. (org.). Educação a Distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002.

PRETI, Oreste (org.) Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, Brasília: Plano, 2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. http:/ www.proex.ufu.br/veredas/http://www.proex.ufu.br/veredas, pesquisa realizada em dez/ 2002.

_______. http://www.proex.ufu.br/cerrado, pesquisa realizada em jan/2003.

UNIVERSIDADE VIRTUAL BRASILEIRA (UVB). http:// www.uvb.br. Unidade 2 - Introdução à Educação à distância. Princípios Pedagógicos.

Publicado

2008-07-10

Cómo citar

MARQUES, M. R. A.; VASCONCELOS, J. S. O professor pedagogo e licenciado nos projetos de educação a distância da faculdade de educação da Universidade Federal de Uberlândia / UFU - 2000/2003. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 331–351, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-597. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/597. Acesso em: 24 nov. 2024.