Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59652

Palabras clave:

Lakatos, Filosofia da matemática, Provas e Refutações, Problemas matemáticos, PBL

Resumen

Financiamento de Pesquisa: CAPES

Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições

Resumo: Imre Lakatos foi um importante filósofo do século XX que abordou conhecimentos relacionados à ciência e à Matemática. Esta última é fortemente explorada na obra Provas e Refutações e é tratada neste artigo como base essencial para se explorar princípios lakatosianos relacionados à abordagem de problemas matemáticos. Tal perspectiva é abordada aqui sob o enfoque do Problem-Based Learning (PBL). O objetivo é explorar possíveis relações entre determinadas contribuições filosóficas de Lakatos e uma abordagem em torno de problemas. Este artigo estrutura-se em bases de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. Pretende-se contribuir com a ampliação de estudos e reflexões envolvendo o campo da Filosofia e da Educação Matemática.

Palavras-chave: Lakatos; Filosofia da Matemática; Provas e Refutações; Problemas matemáticos; PBL.

Lakatosian principles and the approach of mathematical problems from the perspective of the pbl: possible contributions

Abstract: Imre Lakatos was an important philosopher of the twentieth century who addressed knowledge related to science and mathematics. The latter is strongly explored in the work Proof and Refutation and is treated in this article as an essential basis for exploring Lakatosian principles related to the approach to mathematical problems. Such perspective is approached here under the Problem-Based Learning (PBL) approach. The aim is to explore possible relationships between certain philosophical contributions by Lakatos and an approach to problems. This article is structured on the basis of a qualitative, exploratory and bibliographic research. It is intended to contribute to the expansion of studies and reflections involving the field of philosophy and mathematical education.

Key-words: Lakatos; Philosophy of mathematics; Proof and Refutation; Mathematical problems; PBL.

Principios lakatosianos y el enfoque de los problemas matemáticos desde la perspectiva del pbl: posibles contribuciones

Résumé: Imre Lakatos fue un importante filósofo del siglo XX que abordó los conocimientos relacionados con las ciencias y las Matemáticas. Este último está fuertemente explorado en el trabajo Pruebas y Refutación y se trata en este artículo como una base esencial para explorar los principios lakatosianos relacionados con el enfoque de problemas matemáticos. Esta perspectiva se aborda aquí bajo el enfoque de aprendizaje basado en problemas (ABP). El objetivo es explorar las posibles relaciones entre determinadas aportaciones filosóficas de Lakatos y una aproximación a los problemas. Este artículo se estructura a partir de una investigación cualitativa, exploratoria y bibliográfica. Se pretende contribuir a la expansión de estudios y reflexiones que involucren el campo de la filosofía y la educación Matemática.

Mots-clés: Lakatos ; Filosofía de las Matemáticas ; Pruebas y Refutación ; Problemas matemáticos ; PBL.

Data de registro: 06/03/2021

Data de aceite: 18/08/2021

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Vieira de Souza Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora na Faculdades Integradas Campos Salles (FICS).  E-mail: mat_debora@yahoo.com.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5137-0883. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2541357847304591 .

Citas

BARROWS, Howard; TAMBLYN, Robyn M. Problem-Based Learning: approach to medical education. New York: Springer, 1980.

CARDOSO, Virgínia Cardia. As teses falibilistas e racionalistas de Lakatos e a Educação Matemática. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1997.

CURY, Helena Noronha. As concepções de Matemática dos professores e suas formas de considerar os erros dos alunos. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.

LAKATOS, Imre. A Lógica do Descobrimento Matemático: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MOLINA, Jorge Alberto. Lakatos como filósofo da Matemática. Episteme, Porto Alegre, n.13, p.129-153, jul./dez. 2001.

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no Ensino Superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008. https://doi.org/10.7476/9788576002970

SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; MOURA, Amanda Queiroz. O falibilismo de Lakatos e o trabalho com investigações Matemáticas em sala de aula: possíveis aproximações. Acta Scientiae, Canoas, v. 17, n. 2, p. 287-293, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/910. Acesso em: 21 mar. 2019.

SILVA, Jairo José da. Filosofias da Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, Matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Débora Vieira de. O ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2016.

TREVISAN, Eberson Paulo. Contribuições da lógica do desenvolvimento matemático de Imre Lakatos ao trabalho com provas e demonstrações no ensino da Matemática. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Mato Grosso, v. 3, n. 1, p. 136-148, jan./jun. 2013.

VITHAL, Renuka; CHRISTIANSEN, Iben; SKOVSMOSE, Ole. Project work in university mathematics education. Education Studies in Mathematics, v. 29, p. 199-223, 1995. https://doi.org/10.1007/BF01274213

Publicado

2021-09-14

Cómo citar

VIEIRA DE SOUZA CARNEIRO, D. Princípios lakatosianos e a abordagem de problemas matemáticos na perspectiva do PBL: possíveis contribuições : . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 73, p. 231–253, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v35n73a2021-59652. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/59652. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos