Para uma releitura do "mestre" Makarenko

notas de uma pedagogia concreta

Autores/as

  • Margarita Victoria Rodrígues Universidade de Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-596

Palabras clave:

Maakarengo, Teoria pedagógica, Trabalho educativo

Resumen

O presente trabalho é um estudo sobre os princípios pedagógicos elaborados pelo pedagogo russo Anton Semionovich Makarenko, durante sua atuação como diretor da colônia de Gorki, no início do século XX. Para tanto, propomo-nos refletir a respeito da construção de conceitos como trabalho educativo, disciplina consciente, organização, coletivo, etc. que surgem da prática pedagógica e da experiência concreta, constituindo-se numa verdadeira teoria pedagógica.

Palavras-chave: Makarenko; Teoria pedagógica; Trabalho educativo.

 

Abstract: This is a study about the pedagogical principles created by the Russian pedagogue Anton Semionovitch Makarenko, during his performance as the director of the Gorki Colony at the beginning of XIX century. Our proposal is to reflect upon the construction of concepts such as educative work, conscious discipline, collective organization, etc, that emerge from the pedagogical practice and the concret experience, forming the true pedagogical theory.

Keywords: Makarenko; Educative work; Pedagogical theory.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarita Victoria Rodrígues, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestre em Educação e Professora da Universidade de Uberaba.

Citas

BOWEN, James. E HOBSON, Peter R. Manual del maestro: teorias de la educaciõn, innovaciones importantes em el pensamiento educativo occidental. México, D.F.MX: Limusa. 1991.

BOWEN, James. Historia de la educación occidental tal. Barcelona: Editorial Herder, 1999, vol III, cap. XIV.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. Tomo I II III.

MEDINSKY Y e outros. Makarenko el educador. Buenos Aires: Editorial Lautaro, 1965.

Publicado

2008-07-10

Cómo citar

RODRÍGUES, M. V. Para uma releitura do "mestre" Makarenko: notas de uma pedagogia concreta. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. 35/36, p. 311–330, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18n35/36a2004-596. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/596. Acesso em: 21 nov. 2024.