A cultura organizacional real e idealizada de Faculdades de Licenciatura e a percepção de suas práticas e qualidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-568Palabras clave:
Cultura organizacional, Educação superior, Práticas e qualidade da educaçãoResumen
Baseando-se nos estudos de Geert Hofstede, este trabalho teve como objetivos: determinar a percepção de alunos e professores da existência e idealização da presença de oito fatores da cultura organizacional em três faculdades do interior do Brasil, comparar a cultura real percebida com a cultura idealizada nestas instituições, relacionar os traços culturais dominantes nestas faculdades com suas práticas administrativas e pedagógicas. Participaram do estudo 538 sujeitos, professores e alunos, que responderam uma série de inventários e escalas. Os resultados mostraram que os fatores Orientação Afiliativa, Evitar Incerteza, Orientação para Realização e Orientação para o Futuro são significativamente percebidos como mais presentes nas três faculdades. As faculdades melhor avaliadas e com melhores perspectivas futuras são aquelas com alta tendência em Evitar a Incerteza, alta Orientação para a Afiliação, Orientação para o Futuro, Orientação para a Realização e baixos níveis de Assertividade, Individualismo, Masculinidade e Distância do Poder.
Palavras-chave: cultura organizacional, educação superior, práticas e qualidade da educação.
Abstract: Based on the studies of Geert Hofstede, this work had the following objectives: to determinate the perceptions of students and professors related to the presence and the ideal of eight dimensions of the organizational culture at three college schools in Brazil's inland; to compare the perceived real culture with the idealized culture of these Institutions; and to correlate the main cultural characteristics of those schools with their administrative and educational practices. A sample of 538 subjects participated in this study, among students and professors, answering some scales and inventories. The results showed that the dimensions affiliation orientation, uncertainty avoidance, achievement orientation, and future orientation are Significantly perceived as the most important in the three schools. The best evaluated schools and the schools viewed as with the best perspectives in the future are those with high tendency to avoid uncertainty, high affiliation orientation, future orientation, achievement orientation, and low levels of assertiveness, individualism, masculinity, and power distance.
Keywords: Organizational culture, College, Practices and quality of education.
Descargas
Citas
DELA COLETA, José Augusto; DELA COLETA, Marilia Ferreira. Caracteristicas del liderazgo en Brasil: hallazgos del Proyecto GLOBE. In: 7 Encuentro Venezolano sobre Motivación. Memorias EVEMO 7. Mérida: ROGYA, C. A, 1988. p. 121-125.
HOFSTEDE, Geert. Culture's consequences: International differences in work-related value. London: Sage Publications, 1984.
HOFSTEDE, Geert. Culturas e Organizações - Compreender a Nossa Programação Mental. Lisboa: Edições Sílabo, 1997.
HOUSE, Robert J; HANGES, Paul J; RUIZ-QUINTANILLA, S A; DORFMAN, P W; JAVIDAN, M; DICKSON, M W; GUPTA, V; DELA COLETA, J. A.; DELA COLETA, M. F. Cultural influences on leadership and Organizations: Project GLOBE. In: Mobley, William H.; Gessner, M. Jocelyne; Arnold, Val. (Org.). Advances in Global Leadership. Stanford: Jai Press, v. 1, 1999. p. 171-233.
LIMA, Simão Pedro. Cultura Organizacional real e idealizada de faculdades de licenciatura e práticas administrativo-pedagógicas. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, 2001.
OGLIASTRI E. e outros. Cultura y liderazgo organizacional em 10 países de América Latina. El estudio GLOBE. Revista Latino Americana de Administración, Colombia, n. 22, p. 29-57, 1999.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 8a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S/ A LTC, 1998.
SCHEIN, Edgar H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1992.
SMIRCICH, L. Concepts of Culture and Organizational Analysis. Administrative Science Quarterly, v. 28, p.339-358, 1983. https://doi.org/10.2307/2392246
TAVARES, Maria das Graças P. Cultura Organizacional - Uma Abordagem Antropológica da Mudança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
ZIEMER, R. Mitos Organizacionais - O Poder Invisível na Vida das Empresas. São Paulo: Atlas, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 José Augusto Dela Coleta, Marília Ferreira Dela Coleta, Simão Pedro de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.